Fechar
GP1

Acopiara - Ceará

Wellington Dias participa do Fórum dos Governadores em Recife

Dentre as demandas dos governos estaduais está a possível retenção de repasses pela União, de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O governador Wellington Dias está em Recife, nesta sexta-feira (18), participando do Fórum dos Governadores do Nordeste. Dentre as demandas dos governos estaduais está a possível retenção de repasses pela União, de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Participam do encontro, os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, do Ceará, Camilo Santana, da Bahia, Rui Costa, de Alagoas, Renan Filho, além do ex-governador da Bahia e ex-ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

  • Foto: Álvaro CarneiroFórum dos Governadores do NordesteFórum dos Governadores do Nordeste

Wellington destacou a questão dos royalties: “Colocamos uma pauta dos governadores tanto em relação ao Supremo, onde tem ações já em andamento que queremos que sejam pautadas com prioridade, como a que garante entrar em funcionamento a Lei dos Royalties que foi aprovada pelo Congresso Nacional que faz uma distribuição justa de royalties e participação especial, salário educação, ações relativas a diferença não paga do Fundef, enfim, num momento de dificuldade que passam os estados e munícios há necessidade de uma ação conjunta dos governadores do Brasil tanto em relação ao poder central como em relação ao Supremo”, relatou.

Wellington Dias criticou ainda a venda em leilão da Companhia de Energia do Piauí (Cepisa) e de outras cinco distribuidoras de energia elétrica, programada para 21 de maio: “Nós tivemos uma posição muito firme na defesa de uma maior responsabilidade em relação ao sistema elétrico, é um patrimônio do povo brasileiro construído com muito suor durante um longo de muito tempo, estamos falando aqui da Chesf, da nossa Cepisa, de várias empresas e não é razoável esse processo atabalhoado, no final de mandato, numa situação cheia de problemas de ordem legal”, afirmou.

  • Foto: Álvaro CarneiroWellington Dias no Fórum dos GovernadoresWellington Dias no Fórum dos Governadores

Dias está preocupado com as consequências da venda: “Veja o caso do próprio Piauí, estão vendendo o sistema em que ainda nem pagaram a nossa Cepisa e a consequência disso é que nós temos uma preocupação com o impacto que vai ter para a população, todos os estudos apontam que haverá de imediato um aumento na alíquota, além do que já se paga hoje, de mais 17%, então, em razão disso, fazemos aqui uma defesa para a suspensão [do leilão] para que haja a abertura de um diálogo e a partir desse diálogo se ter uma posição sobre qual é o melhor caminho”, declarou.

“Eu destaco ainda a preocupação com a pauta federativa, hoje há sistemáticas medidas para bloquear recursos dos estados e dos municípios como o Fundo de Participação dos Estados e Fundo de Participação dos Municípios, corte na área social, como o Bolsa Família e Pronaf”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.