Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias quer reconhecimento de povos indígenas do Piauí

O reconhecimento vai obrigar o governo estadual a tomar providências na proteção desses povos, assim como ajudar que eles possam manter a sua cultura tradicional, realizando políticas pública

Entre os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está um encaminhado pelo governador Wellington Dias (PT) que reconhece formal e expressamente a existência de povos indígenas nos limites territoriais do Estado do Piauí.

O reconhecimento vai obrigar o governo estadual a tomar providências na proteção desses povos, assim como ajudar que eles possam manter a sua cultura tradicional, realizando políticas públicas específicas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias Wellington Dias

Em mensagem encaminhada aos deputados estaduais, Wellington Dias afirmou que uma “emergência da consciência étnica tem propiciado, nas últimas décadas, mobilizações coletivas voltadas ao reconhecimento dos povos indígenas, que rompem com a estratégia de sobrevivência pela invisibilidade de sua identidade e pelo abandono das práticas da cultura tradicional”.

O governador ainda destacou: “apesar de sermos o último estado do Nordeste a ingressar no circuito de emergências étnicas indígenas que se efetivou na região, a proposição pretende institucionalizar o que as pesquisas antropológicas têm registrado no Estado do Piauí, e contribuir com a superação da vulnerabilidade dessas comunidades tradicionais, agravada pela ausência de políticas públicas que respeitem a especificidade indígena”.

Os deputados entram em recesso na segunda-feira (23), então a proposta só será analisada em 2020, já que eles só retornam as suas atividades em fevereiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.