Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias vai reunir comitê técnico no dia 30 para reavaliar decreto

O governador se pronunciou sobre as cobranças do engenheiro Jivago Castro e de outros empresários, que estão apreensivos com os rumos da economia do Estado.

O governador Wellington Dias (PT) concedeu entrevista ao GP1 na manhã desta quinta-feira (16) e se pronunciou sobre as cobranças do engenheiro Jivago Castro e de outros empresários, que estão apreensivos com os rumos da economia do Estado. Os empresários temem que o isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) perdure e que o estado não aponte soluções para aplacar a crise financeira, que deve gerar demissões em massa.

Wellington explicou que no próximo dia 30 de abril vai se reunir com o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus para decidir se vai estender o decreto que fecha o comércio. O decreto vigente é valido exatamente até o dia 30. "[Reunião com o comitê] será para avaliar”, frisou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

Leitos

O fechamento do comércio se dá principalmente, segundo o governo, porque com a grande movimentação nas ruas a tendência é expandir o número de infectados que precisarão de internação, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde do Estado. O governador ressaltou que vem trabalhando em parceria com o prefeito Firmino Filho para alcançar um número de leitos satisfatórios para internados pela covid-19.

"Ainda estamos em fase de crescimento da demanda por vaga hospitalar e trabalhando para alcançar um número de leitos vagos e equipes capazes de evitar colapso, especialmente em Teresina”, disse Wellington.

Querem respostas

Empresários de todo o Estado estão alertando para a possibilidade de colapso da economia do Estado com demissões em massa de profissionais de todos os setores. O presidente da Fecomércio do Piauí, o advogado Valdeci Cavalcante, tem sido duro quanto ao isolamento social. Ele disse que estados e municípios estão querendo arrancar recursos do Governo Federal e que por isso, tem adotado medidas restritivas desnecessárias.

O engenheiro e empresário do ramo da construção civil, Jivago Castro, também alertou para o risco de demissão em massa no setor, caso o poder público decida estender o isolamento e não apresente saídas para a crise financeira. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão, afirmou que os empresários do transporte coletivo de Teresina estão planejando demitir 1400 trabalhadores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jivago Castro:"se o isolamento passar do dia 30 seremos obrigados a demitir"

Empresários estão desesperados e devem decretar falência, diz Valdeci Cavalcante

Valdeci Cavalcante critica isolamento imposto por Wellington e Firmino e pede reabertura do comércio

Covid-19: cerca de 1400 motoristas e cobradores podem ser demitidos em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.