Teresina - PI

Wellington institui Semana de Combate à Mortalidade Materna

O projeto de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV) tem como base o Dia Nacional da Luta pela Redução da Mortalidade, comemorada em 28 de maio.

Jonas Carvalho
Teresina
31/10/2019 08h01 - atualizado 08h10

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a Lei nº 7.274/2019, que institui a Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna, agora comemorada anualmente toda última semana do mês de maio.

O projeto de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV) tem como base o Dia Nacional da Luta pela Redução da Mortalidade, comemorada em 28 de maio. A iniciativa foi inspirada durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, sediado na Holanda, em 1984.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputada estadual Teresa BrittoDeputada estadual Teresa Britto

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94, a taxa de mortalidade materna a nível nacional é de 114 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. Conforme os dados do Ministério, a cada duas horas uma mulher brasileira morre por complicações na gravidez.

Fatores como abrangência e qualidade obstétrica corroboram na elevação dos índices. A nível estadual, a intenção é promover campanhas de conscientização da população sobre causas da mortalidade materna, o combate e a prevenção dessas causas. Há também a promoção de palestras, seminários e informativos em sites de órgãos públicos.

Mais conteúdo sobre: