Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington: “quanto mais se desrespeita o isolamento, mais ele se prolonga”

O governador citou ainda a pesquisa realizada pelo Amostragem, que revelou que o índice de transmissibilidade do vírus voltou a subir, segundo ele, por conta do descumprimento das medidas res

Após anunciar que não será possível flexibilizar a abertura de novos setores das atividades econômicas, diante do aumento nos casos confirmados de covid-19 e nos índices de transmissão do coronavírus, o governador Wellington Dias se manifestou em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (15), reforçando que as coisas poderão voltar a normalidade mais cedo se o isolamento social for cumprindo rigorosamente.

“Amigos, não é a hora! A retomada organizada depende da colaboração de cada um. Quanto mais se desrespeita o isolamento, mais ele se prolonga. Conto com vocês para mudarmos este quadro”, enfatizou o chefe do executivo estadual no seu perfil no Twitter.

Wellington citou a pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, que revelou que o índice de transmissibilidade do vírus voltou a subir, segundo ele, por conta do descumprimento das medidas restritivas.

“A pesquisa realizada na última semana pelo Instituto Amostragem transparece que, infelizmente, o índice de transmissibilidade voltou a subir. Muitas pessoas não estão respeitando o isolamento, empresas abrindo sem autorização, gente fazendo festas inoportunas”, avaliou.

O que diz a pesquisa

A pesquisa do Instituto Amostragem, feita entre os dias 10 e 13 de junho, aponta que a taxa de transmissão do vírus aumentou de 0,9 para 1,3, com a estimativa de mais de 134 mil pessoas infectadas. Das 4.003 pessoas testadas em 11 municípios, 164 testaram positivo. O estudo mostra que a estimativa é que o Piauí atualmente conte com 134.102 pessoas infectadas. Dessas, cerca de 70 mil são transmissores da doença e 64 mil não estão transmitindo.

Pico da pandemia em setembro

Uma projeção feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o Piauí só alcançará o pico da pandemia de covid-19 (coronavírus) somente em setembro. “O inquérito sorológico mostra que a tendência ainda é crescente. A média móvel da incidência de casos, ou seja, casos novos, continua crescendo. O mesmo é observado na média de incidência de óbitos. A projeção da curva epidêmica mostra que o pico será só em setembro”, afirmou o médico e pesquisador da FGV, Eduardo Massad, durante videoconferência com o governador Wellington Dias nesta segunda (15).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias decide não flexibilizar novos setores econômicos

Covid-19: FGV diz que pico da pandemia no Piauí será em setembro

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.