Fechar
GP1

Volta Redonda - Rio de Janeiro

Wellington visita João Henrique para discutir parceria com Sebrae

Wellington e João Henrique vão ampliar o acesso ao mercado externo dos produtos produzidos pelos empresários de pequenos negócios.

Aumentar as exportações dos produtos produzidos pelos empresários de pequeno porte é objetivo principal de parceria entre o Governo do Estado do Piauí e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O assunto foi discutido na manhã desta terça-feira (12), durante reunião do presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa, com o governador do Piauí, Wellington Dias, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

“Nós queremos fortalecer a exportação dessas empresas que representam a principal força na geração de emprego e renda para o estado”, explicou o governador Wellington Dias. Hoje, o estado do Piauí possui 140 mil empresas, das quais 135 mil são de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI). “O projeto com o Piauí é apenas o começo de uma série de parcerias que queremos firmar para ampliar a participação dos pequenos negócios com foco no mercado externo”, explicou o presidente do Sebrae, João Henrique.

  • Foto: Facebook/Wellington DiasWellington Dias e João HenriqueWellington Dias e João Henrique

A parceria prevê que até 2022, os produtos piauienses produzidos pelas MPE estejam ganhando mercado e reconhecimento também internacional. “Temos uma série de produtos já reconhecidos e certificados como o nosso mel, o caju, a castanha, o nosso artesanato das pedras semipreciosas de opala, nossas redes, além de todos os produtos gerados a partir da nossa cerâmica. Não faltarão oportunidades e mais circulação das nossas mercadorias, consequentemente, economia mais forte, mais trabalho e geração de novas micro e pequenas empresas”, reforçou o governador.

Para o presidente do Sebrae, o fortalecimento e a diminuição dos gargalos serão os principais desafios. “É fundamental aumentar a competitividade, o valor agregado dos produtos. Para isso, a pequena empresa tem que se preparar e focar na produção e qualidade do seu produto”, afirmou o presidente João Henrique.

Exportação

Pesquisas realizadas pelo Sebrae mostram que os empresários de pequenos negócios precisam melhorar o planejamento para alcança o mercado externo. Os principais entraves identificados pelo estudo são a falta de preparação dos empresários para atuarem no mercado externo, a burocracia administrativa e a complexidade dos procedimentos de exportação. Vale destacar, que a maior parte dos pequenos negócios que exportam seus produtos vendeu até R$ 50 mil.

“Não podemos esquecer que o Brasil tem um enorme mercado consumidor. É natural que uma parte significativa do empresariado se concentre em direcionar atuação apenas ao consumo interno. Agora precisamos melhorar para dentro e para o mercado externo. Se a empresa não for competitiva para exportar, ela não vai ser competitiva para sobreviver no mercado interno”, afirma João Henrique.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.