Fechar
GP1

Mundo

Zuckerberg apoia Apple em disputa contra autoridades americanas

O fundador do Facebook afirma que uma das principais preocupações é manter o sigilo dos usuários.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, mostrou solidariedade à Apple em briga com autoridades norte-americanas por não colaborar na desencriptação do iPhone do autor do tiroteio de San Bernardino, na Califórnia.

"Sou bastante solidário a Tim Cook [presidente-executivo da companhia] e à Apple", afirmou Zuckerberg no Congresso Mundial de Telefonia Móvel (MWC), em Barcelona, na Espanha, na segunda-feira (22).
Imagem: ReutersZuckerberg apoia Apple em disputa contra autoridades americanas(Imagem:Reuters)Zuckerberg apoia Apple em disputa contra autoridades americanas

"Não acho que pedir uma "entrada traseira" ao encriptado seja uma maneira efetiva para aumentar a segurança, nem que isso seja correto", complementou.

O debate entre segurança e privacidade veio à tona quando uma juíza americana decidiu no início do mês, que a Apple colaborasse com o FBI para desencriptar o telefone de um dos autores do tiroteio de dezembro em Califórnia que matou 14 pessoas.

A Apple se negou a cumprir o pedido judicial e alegou que isso colocaria a proteção de dados de centenas de milhares de usuários em xeque. Zuckerberg disse que essa medida “poderia criar um procedente preocupante”, mas ponderou que em casos contra o terrorismo, ele estaria disposto a colaborar. "Não queremos que as pessoas façam essas coisas no Facebook", frisou.

Uma pesquisa do Pew Research Center foi divulgada nesta segunda-feira (22) e 51% dos entrevistados apoiam o esforço da Apple e 37% acreditam que a empresa deveria colaborar com o FBI.

Privacidade


Para o setor de comunicações, a privacidade dos usuários é um tema bastante sensível, principalmente após revelações de Edward Snowden, que colocou a proteção de dados dos usuários entre suas principais preocupações.

O tema também está sendo discutido em Barcelona e o presidente da chinesa Huawei, Richard Yu, também afirmou estar do lado da Apple. "É o mais importante para o consumidor. Temos de proteger realmente a privacidade e a segurança do consumidor. Pessoalmente, apoio a postura da Apple", afirmou.

"O Facebook e os outros grandes grupos tecnológicos são mundiais, e uma de suas preocupações é que as decisões tomadas nos Estados Unidos sejam utilizadas por outros regimes, entre eles, alguns que não são democráticos", explica à AFP Avi Greengart, da consultoria Currentanalysis.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.