Fechar
GP1

Picos - Piauí

Missa de Cinzas reúne centenas de católicos na Catedral de Picos

Celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e reuniu centenas de pessoas.

José Maria Barros/GP1 1 / 11 Igreja Catedral ficou lotada durante a celebração Igreja Catedral ficou lotada durante a celebração
José Maria Barros/Gp1 2 / 11 Católicos fazem fila para receber as cinzas Católicos fazem fila para receber as cinzas
José Maria Barros/Gp1 3 / 11 Católicos partiicipam da celebração Católicos partiicipam da celebração
José Maria Barros/Gp1 4 / 11 Celebrantes da Missa de Cinzas Celebrantes da Missa de Cinzas
José Maria Barros/Gp1 5 / 11 Devota recebe as cinzas pelas mãos de dom Plínio Devota recebe as cinzas pelas mãos de dom Plínio
José Maria Barros/Gp1 6 / 11 Devota recebe as cinzas pelas mãos de dom Plínio Devota recebe as cinzas pelas mãos de dom Plínio
José Maria Barros/Gp1 7 / 11 Dom Plínio explica sobre a simbologia das cinzas Dom Plínio explica sobre a simbologia das cinzas
José Maria Barros/Gp1 8 / 11 Dom Plínio faz reflexão sovbre a Quaresma Dom Plínio faz reflexão sovbre a Quaresma
José Maria Barros/Gp1 9 / 11 Momento da comunhão Momento da comunhão
José Maria Barros/Gp1 10 / 11 Padre Joãozinho marca testa de devota com cinzas Padre Joãozinho marca testa de devota com cinzas
José Maria Barros/Gp1 11 / 11 Picoenses lotam Catedral na Missa de Cinzas Picoenses lotam Catedral na Missa de Cinzas

Centenas de católicos lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, na noite de ontem, 1º de março, para participarem da Missa de Cinzas.  No calendário cristão, o momento marca o primeiro dia da Quaresma, que representa os 40 dias até a Páscoa, que este ano será celebrada em 16 de abril.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José da Luz e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho), David Barros e João Pereira (Joãozinho). Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos lotaram as dependências da Catedral e parte do patamar, que fica do lado de fora.

Durante a homilia, dom Plínio falou sobre o significado da Quaresma e também refletiu sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema: “Biomas e Defesa da Vida”.

No meio da celebração os fiéis receberam as cinzas, que de acordo com a tradição católica são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Como reza a tradição, os celebrantes marcam com cinzas a testa das pessoas, simbolizando a reflexão sobre o dever da conversão, penitência e da mudança de vida.

“As cinzas têm a simbologia da fragilidade da pessoa humana! Pela história da Bíblia, nós saímos da terra e voltamos para a terra, nos tornamos terra novamente. Quer dizer, nós somos pó e ao pó voltaremos! Mas não queremos ser somente isso. As cinzas representam nossa esperança em Deus, de que não somos somente essa limitação de cinzas, somos eternos”, explicou dom Plinio.

Quaresma

Quanto a Quaresma, dom Plínio salientou que é um tempo próprio para os cristãos, no caso falando dos católicos, de preparação para a grande festa, que é a Páscoa. Segundo ele, são 40 dias de oportunidade, de preparação não do estado físico, mas espiritual, do íntimo da pessoa humana em relação a Deus.

“E tempo de voltar-se para Deus, louvando e pedindo perdão de suas falhas e, fazer o propósito de se corrigir, enfatiza dom Plínio, acrescentando que exige um pouco de humildade das pessoas em aceitar que suas vidas sejam conduzidas por Deus.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.