Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministério Público do Trabalho lança campanha Abril Verde no Piauí

O seminário de prevenção a acidente de trabalho acontece entre os dias 14 e 30 de Abril, no auditório da Escola Judicial do TRT da 22ª região.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou na última terça-feira (03), a campanha nacional de prevenção de acidente de trabalho. Para celebrar o Abril Verde 2018, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho do Piauí (Sinait-PI) realiza durante todo esse mês ações de fiscalização em obras de construção civil.

Auditores fiscais da saúde e segurança farão mutirão de fiscalização com o foco em obras. Flávia Lopes, Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), em entrevista ao GP1, apontou alguns dados estáticos.

“Nesse ano, de janeiro a março, ou seja, nesse primeiro trimestre, tivemos quatro acidentes e duas mortes na construção civil. Não acredito na história de que o acidente foi uma fatalidade. Na verdade, os acidentes se repetem e só mudam os personagens. Como por exemplo, um acidente típico que acontece em Teresina é a queda de altura. Isso acontece pela falta de cinto de segurança e local adequado”, esclareceu.

Flávia Lopes fala também sobre as consequências para o trabalhador quando esse precisa se afastar do ofício. “Muitas vezes são coisas que poderiam ter sido evitadas e muitas famílias sofrem com isso. Quando não perde o ente, ele fica incapacitado. Nos casos com mais de 15 dias de afastamento a perícia do INSS demora a dar o parecer e nesse tempo o trabalhador fica desamparado", explicou.

O seminário de prevenção a acidentes de trabalho acontece entre os dias 14 e 30 de Abril, no auditório da Escola Judicial do TRT da 22ª região. A palestra será aberta ao público e contará com a presença de profissionais da saúde, trabalho e área jurídica.

O caso mais recente foi a morte de um homem no mês de fevereiro na zona norte de Teresina. No ocorrido, a própria auditora do trabalho destaca que já havia interditado anteriormente o local e que muitas empresas fiscalizadas são reincidentes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.