Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Bebê venezuelana morreu por intoxicação alimentar em Teresina, diz laudo

De acordo com a Semcaspi, o laudo do IML também apontou que a criança sofreu agressões.

A bebê venezuelana de apenas oito meses e 13 dias, identificada como Heilin Perez, que morreu no último dia 12, após dar entrada no Hospital do Buenos Aires, na zona norte de Teresina, faleceu em decorrência de uma intoxicação alimentar, conforme apontou o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), o laudo também mostrou que a criança sofreu agressões. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Foto: Marcelo Cardoso/GP1O CSU do Buenos Aires é um abrigo de venezuelanos
O CSU do Buenos Aires é um abrigo de venezuelanos

A mãe da bebê, H.D.V, 13 anos, e a avô, Maria Perez, 41 anos, prestaram depoimento na delegacia e retornaram ao abrigo, onde aguardarão todos os trâmites judiciais.

Entenda o caso

Uma criança venezuelana da etnia Warao, de apenas oito meses e 13 dias, morreu na manhã do dia 12 de novembro, após dar entrada no Hospital do Buenos Aires, zona norte de Teresina, por volta de 10h44, com suspeita de maus-tratos. De acordo com o Conselheiro Tutelar, Vitor Leonardo, a Assistência Social do hospital informou que a criança possuía hematomas no corpo e depois que deu entrada na unidade de saúde apresentando falta de ar, o bebê não conseguiu resistir e morreu.

De acordo com a Semcaspi, o bebê e a família moravam em Belém (PA) e chegaram em Teresina há poucos dias. “A Semcaspi informa que o bebê e a família moravam em Belém (PA) e chegaram ao abrigo Buenos Aires, no dia 3 de novembro deste ano”, diz a nota.

Confira a nota da SEMCASPI na íntegra

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) confirma o falecimento de um bebê indígena venezuelano, do sexo feminino e identificada como Heilin Perez, nove meses de vida. O falecimento aconteceu nesta sexta-feira, (12/11), no Hospital do Buenos Aires, zona Norte de Teresina.

O resultado do Laudo Cadavérico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) apontou que Heilin Perez sofreu agressões e intoxicação. O falecimento da criança está sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A mãe de Heilin, H.DV, 13 anos, e a avô, Maria Perez, 41 anos, após depoimentos, retornaram ao abrigo e aguardam os trâmites judiciais.

A Semcaspi informa que o bebê e a família moravam em Belém (PA) e chegaram ao abrigo Buenos Aires, no dia 3 de novembro deste ano. A criança já estava bastante debilitada e com alguns hematomas no corpo. A família foi orientada a buscar os cuidados médicos, no entanto, buscaram inicialmente tratamento religioso e ao ser encaminhado ao hospital, não resistiu aos sinais de maus-tratos e acabou falecendo.

Ao tomar conhecimento do caso, o I Conselho Tutelar foi acionado pela Gerência de Direitos Humanos da Semcaspi. As acusadas prestaram depoimentos na Central de Flagrantes. A Semcaspi reforça que está prestando toda assistência necessária à família, inclusive, o suporte para o enterro da criança, que aconteceu ontem, (16), no Cemitério da Santa Cruz, no Bairro Promorar, zona Sul, além da disponibilização de psicólogos, e ressalta que ainda está colaborando com as informações necessárias para a investigação do caso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.