Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Profissinais de saúde suspendem atendimentos no HU-UFPI

A greve é um apoio à mobilização nacional que acontece em 20 estados por melhores condições de trabalho.

Profissionais de saúde que atuam no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) iniciaram nesta quinta-feira (13) uma greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam melhores condições de trabalho e acordos que não foram cumpridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com isso, estão suspensos os serviços ambulatoriais e cirurgias eletivas.

De acordo com o representante dos empregados do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Piauí, Francisco Santana, a greve dos trabalhadores do Hospital Universitário é um apoio à mobilização nacional que acontece simultaneamente em 20 estados.

Foto: Lucas Dias/GP1Hospital Universitário
Hospital Universitário da UFPI

Dentre as reivindicações, os profissionais de saúde pedem a efetivação do acordo coletivo de trabalho, reajuste salarial e a não retirada do adicional de insalubridade. Além disso, a greve a nível nacional alega que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares não está enviando insumos suficiente para o pleno funcionamento de algumas unidades do país.

“Essa greve foi deflagrada nacionalmente, tem 20 estados que estão hoje deflagrando essa greve porque a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares há dois anos vem protelando o acordo coletivo de trabalho, quer ainda retirar a insalubridade do vencimento base e fora isso, em alguns estados, que não é o caso do Piauí, está faltando insumos e materiais para os profissionais trabalharem. Diante disso, houve um comando nacional através da federação que já tentou conversar com a empresa que não se propõe a negociar. Em um momento tão difícil de pandemia, todos nós estamos sofrendo e não somos reconhecidos. É uma pauta unificada. Queremos acima de tudo a valorização do trabalhador que a empresa não valoriza em plena pandemia ”, afirmou o representante do sindicato no Piauí.

Ainda segundo Francisco, estão mantidos os serviços do setor Covid do Hospital Universitário, as UTIs também seguem operando. Foram suspensas as atividades nos setores ambulatoriais, as cirurgias e consultas eletivas por tempo indeterminado.

“Estamos respeitando todos os limites de percentuais de trabalhadores. O setor Covid do Hospital Universitário está 100%, não foi afetado, UTIs estão mantidas também, agora setores ambulatoriais, cirurgias eletivas e consultas eletivas estão parados por tempo indeterminado”, finalizou.

Outro lado

Procurada pelo GP1, a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares informou que a direção da unidade hospitalar está realizando um levantamento sobre a adesão ao movimento.

Confira a nota na íntegra:

A Ebserh esclarece que na manhã desta quinta-feira (13) o HU-UFPI está funcionando normalmente. A direção da unidade hospitalar está realizando um levantamento sobre a adesão ao movimento e, caso seja necessário, informará à população sobre os possíveis impactos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.