Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministro Nunes Marques recebe medalha do Mérito Eleitoral em Teresina

A sessão solene aconteceu no plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, no edifício-sede do TRE-PI.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 15 Solenidade aconteceu nesta sexta-feira Solenidade aconteceu nesta sexta-feira
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 15 Ministro Nunes Marques ao lado do presidente do TRE Ministro Nunes Marques ao lado do presidente do TRE
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 15 Ministro sendo cumprimentado Ministro sendo cumprimentado
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 15 Ministro Nunes Marques no TRE Ministro Nunes Marques no TRE
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 15 Ministro Nunes Marques Ministro Nunes Marques
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 15 Ministro chegando na solenidade Ministro chegando na solenidade
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 15 Mesa de Honra Mesa de Honra
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 15 Ministro ao lado de autoridades Ministro ao lado de autoridades
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 15 Ministro Nunes Marques recebendo medalha no TRE Ministro Nunes Marques recebendo medalha no TRE
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 15 Nunes Marques recebendo medalha no TRE Nunes Marques recebendo medalha no TRE
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 15 A solenidade contou com participações virtuais A solenidade contou com participações virtuais
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 15 Ministro Nunes Marques recebendo medalha do Mérito Eleitoral Ministro Nunes Marques recebendo medalha do Mérito Eleitoral
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 15 Tribunal Regional Eleitoral do Piauí Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 15 A solenidade aconteceu na noite desta sexta-feira A solenidade aconteceu na noite desta sexta-feira
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 15 Ministro Nunes Marques no TRE Ministro Nunes Marques no TRE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, recebeu nesta sexta-feira (27) a medalha do Mérito Eleitoral do Estado do Piauí – Desembargador José Vidal de Freitas, durante solenidade concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

A sessão solene aconteceu no plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, no edifício-sede do TRE-PI, na Praça Edgar Nogueira e foi presidida pelo desembargador José James Gomes Pereira, presidente do tribunal. O evento aconteceu de forma híbrida, sendo que participaram por videoconferência, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Alepi, Themistocles Filho (MDB), o presidente da OAB-PI, Celso Barros e o defensor público geral, Erisvaldo Marques, representando o governador Wellington Dias (PT).

Em seu discurso, Nunes Marques enfatizou que a medalha recebida é de um valor inestimável, sobretudo por ele ter integrado o TRE por quatro anos, entre 2008 e 2011. “A outorga pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí da medalha de mérito eleitoral grau ouro reveste-se para mim de inestimável valor, nesta corte trilhei, de 2008 a 2011, os primeiros e honrosos passos na magistratura, acolhi a missão da Justiça, um dos valores mais caros da humanidade, comprometendo-me com o ofício de julgar as causas dos semelhantes que confiam ao estado a solução de controvérsias. daqui há quatro dias, com as bençãos de Deus, voltarei a integrar, ainda que forma tímida a terceira suplência do Tribunal Superior Eleitoral, certo de que poderei lá aplicar muito do que aqui aprendi, nesta corte eleitoral, onde por dois biênios me ombreei com ilustres advogados e juízes piauienses”, declarou.

Com a palavra, o desembargador José James ressaltou que o ministro piauiense merece todas as reverências do povo do Piauí. “Merece todas as reverências possíveis, em face do seu profícuo trabalho pelo desenvolvimento do Piauí e do Brasil, portanto, merecedor de todas as reverências pelo povo piauiense”, enfatizou.

A medalha é a mais alta condecoração do TRE e é concedida para pessoas físicas e jurídicas com relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A condecoração foi instituída em 2011 e compreende dois graus, sendo classe Ouro e classe Prata. O piauiense Kássio Marques receberá a Ouro.

Currículo de Kássio Nunes Marques

O piauiense, natural de Teresina, tem 49 anos de idade e poderá permanecer no STF até 2047, quando completará 75 anos, idade pela qual os ministros se aposentam de forma compulsória, pela regra atual do STF.

Por 15 anos, ele foi advogado e fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Desde 2011, o novo ministro do STF é um dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que fica sediado em Brasília. Ele foi escolhido para o tribunal pela então presidente Dilma Rousseff e ingressou na Corte na cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.