Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Pacientes renais denunciam falta de medicamento na Farmácia do Povo

A assessoria da Farmácia do Povo afirmou que o remédio está em falta em todo o Brasil.

O GP1 recebeu uma denúncia na manhã desta quarta-feira (04) sobre a falta de medicamentos para pacientes renais crônicos na Farmácia do Povo em Teresina. A farmácia é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

De acordo com Luís Filho, paciente renal e membro da diretoria da Associação dos Pacientes Renais Crônicos, há três meses o medicamento Sacarato de Hidróxido de Ferro não está sendo entregue pela farmácia. Ele contou que o medicamento é essencial para repor o ferro dos pacientes durante as seções de hemodiálise.

Foto: Alef Leão/GP1Farmácia do Povo do Governo do Piauí
Farmácia do Povo do Governo do Piauí

“Está faltando há mais de três meses, é uma medicação de suma importância para os pacientes renais, pois serve para fazer a reposição do ferro para que o paciente não piore o quadro anêmico, já que a grande maioria dos pacientes tem um alto índice de anemia e basicamente tem que tomar uma ampola de ferro a cada seção de hemodiálise, sendo que durante o mês são 12 a 13 seções de hemodiálise. Alguns que tem condições estão comprando por conta própria, outros que não podem estão piorando seus quadros clínicos, porque precisam recorrer a bolsas de sangue, mas nesse período o Hemopi tem pouquíssimas bolsas de sangue e nós somos mais de dois mil pacientes no Piauí”, relatou Luís.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Farmácia do Povo, que encaminhou nota confirmando a falta do medicamento, mas ressaltou que está buscando, juntamente com a Sesapi, a aquisição do medicamento.

Confira a nota na íntegra

O desabastecimento da medicação Sacarato de Hidróxido de Ferro é uma deficiência detectada nacionalmente, não somente no Estado do Piauí.

A Farmácia do Povo, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, cumpriram todos os trâmites legais para aquisição do medicamento: registro de preço, emissão de nota de empenho e ordem de fornecimento à empresa vencedora do processo de licitação. No entanto, a falta do produto no laboratório farmacêutico tem dificultado o fornecimento da medicação para esta unidade.

A Diretoria vem buscando alternativas para sanar o problema: em contato com os demais Estados para empréstimo; negociação com o fornecedor, inclusive com reuniões periódicas para, juntos, viabilizarmos quantitativo, mesmo que mínimo, mas que supram a demanda dos pacientes.

A Farmácia do Povo mantém o seu compromisso de continuar seu trabalho de atender satisfatoriamente cada paciente cadastrado e assim, contribuir para o seu restabelecimento da saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.