Fechar
GP1

Jardim do Mulato - Piauí

Justiça anula eleição para presidente da Câmara de Jardim do Mulato

A decisão do juiz Alberto Franklin de Alencar Milfont, da Vara Única de Regeneração, foi dada no dia 16.

O juiz Alberto Franklin de Alencar Milfont, da Vara Única da Comarca de Regeneração, anulou a eleição ocorrida no dia 2 de dezembro que elegeu o vereador Dollar (PT), que faz oposição ao prefeito Dejair Lima (PP), como presidente da Câmara Municipal de Jardim do Mulato. A decisão afeta toda mesa diretora.

Na sentença, proferida no último dia 16 de dezembro, o juiz decidiu pela nulidade das eleições por flagrante violação à Lei Orgânica Municipal, que prevê que “a eleição da Mesa da Câmara, a cada biênio da legislatura, far-se-á no dia 01 de janeiro do ano respectivo, considerando-se automaticamente empossados os eleitos”.

Foto: Reprodução/ InstagramVereador Paulim do Mulato à esquerda e o vereador Dollar à direita
Vereador Paulim do Mulato à esquerda e o vereador Dollar à direita

Pedido

O pedido para anulação da eleição foi feito pelo vereador Paulo Barbosa Veloso que argumentou que a Câmara Municipal “aprovou a Resolução N° 06/2022 que cria datas e prazos para a realização das eleições da mesa diretora da mencionada câmara”, devendo a eleição “acontecer na última sessão ordinária da segunda sessão legislativa”. Em cumprimento à referida Resolução, a Câmara Municipal de Jardim do Mulato realizou a eleição no dia 02 de dezembro de 2022.

Contudo, o vereador Paulo Barbosa ressaltou que “o Regimento Interno da Câmara, bem como a Lei Orgânica do Município de Jardim do Mulato-PI, determinam que as eleições da Mesa da Câmara devem acontecer a cada dois anos, no dia 1° de janeiro” e que “o vilipêndio às normas que disciplinam o processo legislativo, grava de nulidade absoluta a antecipação das eleições da Mesa Diretora da Casa Legislativa”.

Defesa da Câmara

A Câmara de Jardim do Mulato apresentou defesa argumentando que a atual gestão irá se encerrar legalmente no dia 31 de dezembro de 2022, o que seria juridicamente inviável a realização das eleições somente após essa data, sob pena de deixar a Casa Legislativa sem representação legal durante alguns dias, o que iria criar diversos embaraços de natureza administrativa, fiscal e contábil.

"Caso as eleições somente fossem realizadas no dia 01/01/2023, tal qual disposto na Lei Orgânica e, anteriormente, no Regimento Interno, a Câmara passaria cerca de 10 (dez) dias ou mais sem representante legal, tendo em vista o trâmite para conclusão do registro da nova Mesa diretora perante o Cartório, Receita Federal, órgãos de controle etc.”, alegou a Câmara.

No entanto, o juiz Alberto Franklin de Alencar Milfont embasou sua decisão afirmando que o suposto período de vacância não convalida o ato normativo que está inquinado de nulidade por flagrante violação à Lei Orgânica Municipal.

Decisão

O magistrado destacou em sua decisão que a partir do momento que a Resolução nº 06/2022, que é ato normativo hierarquicamente inferior, cria datas e prazos para a realização das eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jardim do Mulato, "em total descompasso com a Lei Orgânica local, resta eivado de nulidade por evidentemente confrontar a Constituição Municipal, não podendo subsistir no mundo jurídico".

O juiz ressaltou ainda que no caso de vacância, até a eleição e posse da nova Mesa Diretora, o vereador mais idoso será o condutor dos destinos da Casa Legislativa, como dispõe o artigo 21 e seus parágrafos da LO-MJM, o que, segundo o magistrado, afasta a alegada solução de continuidade da gestão.

Desta forma, o juiz decidiu pelo deferimento da tutela de urgência para suspender os efeitos da Resolução nº 06/2022, de 18/11/2022, bem como da eleição levado a efeito pelos vereadores para a composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do Município de Jardim do Mulato para a próxima legislatura, até ulterior deliberação, sem prejuízo que outra eleição seja realizada desde que em observância às disposições da Lei Orgânica local.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.