Fechar
GP1

Picos - Piauí

MPF pede prosseguimento da ação de improbidade contra Gil Paraibano

Prefeito é acusado de de irregularidades em licitações e aplicação irregular de recursos do Fundeb.

O Ministério Público Federal, através do procurador Patrick Aureo Emmanuel da Silva Nilo, contestou resposta apresentada pelo prefeito Gil Marques de Medeiros, o conhecido "Gil Paraibano" e pela ex-secretária Luísa Maria Martins Rodrigues na ação civil de improbidade administrativa que respondem em razão de irregularidades em procedimentos licitatórios e aplicação irregular de recursos do Fundeb no ano de 2012.

O prefeito e a ex-secretária são acusados de dispensarem indevidamente licitação para a contratação de serviços de aluguel de espaço e hospedagem durante a realização de semana pedagógica; pelo uso indevido de recursos do Fundeb para aluguel de espaço para realização de evento e para compra de água e copos descartáveis; e por pagamentos a maior, realizados em contratos de transporte escolar.

Foto: GP1Gil Paraibano (PP)
Gil Paraibano (PP)

Considerando a possibilidade de atos de improbidade, a Justiça Federal deferiu liminar de indisponibilidade de bens das contas de Gil Paraibano até o limite de R$ 78.135,40 e das contas de Luísa Maria Martins Rodrigues até o montante de R$ 70.941,64.

A proposta de acordo de não persecução cível feita pelo MPF foi rejeitada por oposição aos termos propostos, já que os réus pediam a exclusão da cláusula relativa ao ressarcimento integral do dano ao erário.

O MPF se manifestou pela impossibilidade de acordo nos termos das contrapropostas apresentadas por Gil Paraibano e Luisa Maria Martins Rodrigues, tendo em vista as alterações feitas pela Lei 14.230/2021 que dispõem que a celebração do acordo de não persecução cível deve resultar, ao menos, no ressarcimento integral do dano e a reversão à pessoa jurídica lesada da vantagem indevida obtida, ainda que oriunda de agentes privados.

O procurador pede o prosseguimento da ação na contestação apresentada em 10 de março de 2022.

Outro lado

O prefeito Gil Paraibano não foi localizado pelo GP1.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.