Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mais de 40 famílias ficam desabrigadas após chuva em Teresina

Algumas residências ficaram ilhadas, sendo necessária embarcação para retirar as pessoas.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 9 André Santos, da Prefeitura André Santos, da Prefeitura
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 9 Hildete Sousa Hildete Sousa
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 9 Residencial Terra Prometida Residencial Terra Prometida
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 9 Residencial Terra Prometida em Teresina Residencial Terra Prometida em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 9 Aumento das águas do Rio Poti Aumento das águas do Rio Poti
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 9 Nível do Rio Poti sobe e supera cota de alerta para inundação Nível do Rio Poti sobe e supera cota de alerta para inundação
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 9 Ponte Wall Ferraz em Teresina Ponte Wall Ferraz em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 9 Rio Poti em Teresina Rio Poti em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 9 Cidadão olhando para o rio Cidadão olhando para o rio

O período chuvoso deste ano segue trazendo prejuízos para a população de Teresina. Com a forte chuva que caiu na noite deste domingo (06) e se estendeu pela madrugada, mais de 40 famílias do residencial Terra Prometida, na zona sul da Capital, ficaram desabrigadas após suas casas serem invadidas pela água. Algumas residências ficaram ilhadas, a ponto de ser necessária uma embarcação para retirar as pessoas.

O GP1 esteve no local e conferiu de perto os estragos da chuva. De acordo com a líder comunitária Hildete de Sousa, a situação é recorrente naquele lugar. “Foi feita a evacuação de dois açudes e juntou com as águas do rio Poti e do Parnaíba. Quando tem esse encontro a água vem para cá, que é uma área baixa. Toda vez que tem essa abertura de compotas vem para cá, sempre nós somos atingidos”, afirmou.

Segundo a dona Hildete, até o momento 43 famílias foram afetadas. “Estamos alagados desde as 23h de ontem, quase todas as famílias alagadas, 43. Estamos com três casas ilhadas, esperando o Corpo de Bombeiros para fazer a retirada. Duas estão em situação mais difícil, está com mais de 1 metro a água”, afirmou a líder comunitária.

Uma equipe da Prefeitura de Teresina está no local, tomando as providências necessárias. André Santos, gerente de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), explicou que oito famílias já foram devidamente atendidas. Ele ressaltou que as demais famílias estão sendo mapeadas.

“A gente recebeu o chamado através da Defesa Civil e identificamos algo em torno de oito famílias desabrigadas, seis estão sendo removidas para um abrigo provisório na Vila da Paz, outras duas foram pelo projeto Família Acolhedora. Estamos esperando a embarcação, porque tem duas casas ilhadas. Algumas famílias saíram por conta própria no mesmo dia da chuva e aquelas famílias que sentirem a necessidade devem acionar o 199, que a Defesa Civil encaminha equipe para atender. Essas famílias estão sendo mapeadas, para que possam receber auxílio”, reforçou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.