Fechar
GP1

Hugo Napoleão - Piauí

Procurador quer reprovação das contas do ex-prefeito Hélio Rodrigues

O Ministério Público de Contas opina pela reprovação das contas de governo, citando irregularidades.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) vai julgar no próximo dia 22, a prestação de contas do município de Hugo Napoleão, referente ao exercício de 2019, de responsabilidade do ex-prefeito Hélio Rodrigues Alves, pré-candidato a deputado estadual. O relator do processo de prestação de contas é o conselheiro Abelardo Vilanova.

O Ministério Público de Contas opina pela reprovação das contas de governo, citando inúmeras irregularidades constatadas pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM, após análise dos documentos que integram o processo, em relatório de fiscalização.

Foto: Lucas Dias/GP1Hélio Rodrigues, Prefeito de Hugo Napoleão
Hélio Rodrigues, ex-prefeito de Hugo Napoleão

O procurador Leandro Maciel do Nascimento destaca o descumprimento do gasto com os profissionais do magistério/Fundeb, que alcançou 59,64% após a defesa apresentada pelo gestor, não cumprindo o limite mínimo legal, que é de 60%.

No parecer, o MPC evidencia inúmeras outras falhas, dentre elas, ingresso da Lei Orçamentária Anual (LOA) fora do prazo; publicações de decretos no Diário Oficial dos Municípios fora do prazo legal, contrariando a Constituição Estadual que estabelece a obrigatoriedade de publicação no prazo de 10 dias, a partir da conclusão do ato; envio de prestações de contas mensal fora do prazo; e a ocorrência de déficit financeiro, situação que demonstra desequilíbrio das contas públicas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.