Fechar
GP1

Caridade do Piauí - Piauí

Defesa Civil reconhece situação de emergência em Caridade do Piauí

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 31 de agosto de 2022.

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência no município de Caridade do Piauí devido a estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de agosto de 2022.

O decreto havia sido assinado pelo prefeito Toninho de Caridade (PSD) no dia 03 de agosto de 2022. Conforme o gestor, a medida foi tomada levando em consideração que não houve incidência de chuvas nos dois meses anteriores, bem como não há previsão de chuvas para meses vindouros conforme previsões meteorológicas, além da grande importância do setor agrícola e pecuário, principais afetados, gerando perdas agrícolas ocasionadas, principalmente, pelas irregularidades das chuvas durante o ciclo produtivo.

Foto: Lucas Dias/GP1Seca
Seca

Além de Caridade do Piauí, a Defesa Civil Nacional também reconheceu situação de emergência em Dom Basílio, Guajeru, Ibitiara, Lajedo do Tabocal, Nordestina, Teofilândia e Valente, na Bahia, por estiagem; Jenipapo de Minas, em Minas Gerais, pela seca; Pilar, no Alagoas, por colapso do solo; e Coxilha e Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, por enxurradas e queda de granizo.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, será publicada nova portaria no Diário Oficial da União com a especificação do montante a ser liberado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.