Fechar
GP1

Picos - Piauí

Secretária de Educação pede votos para filho de Gil Paraibano em escolas

Ato registrado em vídeo configura abuso de poder político, de acordo com a Legislação Eleitoral.

A secretária Municipal de Educação de Picos, Noêmia Marques, está sendo acusada de pedir votos para o filho do prefeito Gil Paraibano, Aldo Gil, em reuniões realizadas com pais e mães de alunos da rede pública em diversas escolas do município. Um vídeo obtido pelo GP1 nesta quinta-feira (22) mostra a gestora em uma dessas reuniões, pedindo que as pessoas sigam as orientações das lideranças políticas do seu grupo.

No vídeo, Noêmia Marques fala sobre a merenda escolar oferecida nas unidades de ensino de Picos, afirmando que o lanche servido às crianças e adolescentes melhorou na gestão de Gil Paraibano. Em seguida, sem entrar em maiores detalhes a secretária de Educação pede o “apoio” dos pais, para que ouçam as orientações das lideranças políticas.

“Tá aqui os professores, tá aí os filhos de vocês, de testemunha, do cardápio que está sendo oferecido às crianças, então assim, a gente também quer pedir o apoio de vocês no sentido de estar colaborando e trazer as crianças para a escola e ouvir as orientações das nossas lideranças políticas da região”, diz Noêmia Marques no vídeo.

Um outro vídeo gravado na mesma reunião, uma mulher foi mais direta, e pediu votos para Aldo Gil (Progressistas), Elmano Férrer (Progressistas), Joel Rodrigues (Progressistas) e Sílvio Mendes (União Brasil).

Gil Paraibano já é investigado

Foto: Lucas Dias/GP1Gil Paraibano, Prefeito de Picos
Gil Paraibano, Prefeito de Picos

O prefeito de Picos já está sendo alvo de investigação sob suspeita de abuso de poder político. No dia 22 de agosto o Ministério Público Eleitoral abriu procedimento para investigar Gil Paraibano, após receber denúncia de que o gestor havia dispensado servidores contratados no período vedado pela lei eleitoral.

Abuso de poder político

De acordo com a Legislação Eleitoral, configura-se abuso de poder político o ato em que um gestor, detentor de poder, se vale de sua posição para tentar influenciar o eleitor a votar em determinados candidatos.

Outro lado

Procurada pelo GP1, assessoria da Prefeitura de Picos não se manifestou sobre o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.