Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semcaspi distribui kits sobre direitos LGBTQIAP+ na Parada da Diversidade

O evento foi idealizado pelo Grupo Matizes e apoiado pela Prefeitura Municipal de Teresina.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Conselho Municipal de Direitos da População LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexual, Aliados), distribuiu, nessa terça-feira, (6), durante a 20ª Parada da Diversidade, realizada na Avenida Raul Lopes, zona leste de Teresina, kits informativos e cartilha sobre os direitos desta população. O evento foi idealizado pelo Grupo Matizes e apoiado pela Prefeitura Municipal de Teresina.

De acordo com André Santos, gerente de Direitos Humanos da Semcaspi e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT, o material distribuído é para orientar a população sobre as leis, direitos, os serviços e as formas de denunciar como o Disque Cidadania 0800 280 5688.

Foto: Divulgação/AscomSemcaspi distribui kits e cartilha sobre direitos LGBTQIAP+ na 20ª Parada da Diversidade
Semcaspi distribui kits e cartilha sobre direitos LGBTQIAP+ na 20ª Parada da Diversidade

“Há 20 anos, o Grupo Matizes faz este evento e a Prefeitura de Teresina não poderia deixar de participar, por meio da Semcaspi. Estamos com o Conselho Tutelar promovendo atividades voltadas para a População LGBTQIAP+, com distribuição de cartilha e kits informativos. É mais uma forma de mostrarmos que a gestão do prefeito Dr. Pessoa é sensível a causa desta população. Um outro exemplo foi a assinatura da carta de compromisso de efetivar políticas públicas a esta população firmada com os órgãos públicos, inclusive com a Prefeitura”, pontuou André Santos.

Segundo a estudante Maria, eventos como este precisam atingir o maior número de pessoas, pois ainda existe muito preconceito e violência contra a população LGBTQIAP+. “A mensagem da diversidade precisa ser propagada ainda mais. Morrem muitos gays, lésbicas por conta do preconceito. Precisamos de mais representatividade nos espaços socais”, ressaltou.

Janielson Lima, gestor de RH, reforça que a militância LGBT é uma forma de fazer valer os direitos já conquistados e debater novos. “É um evento que já está no calendário do nosso estado, que é importante como qualquer outra causa da militância LGBT. É preciso sairmos às ruas e dizer que não abrimos mão dos nossos direitos, que a gente já conquistou e que vamos conquistar muito mais”, destacou.

Para Edivaldo Lima, professor, a Parada da Diversidade contribui com a visibilidade do movimento LGBTQIAP+ pela luta de direitos e as conquistas que já foram efetivadas especificamente para esta população.

“A nossa população tanto já foi massacrada, durante muitos anos, está em um momento de união, celebração e conquista. Vamos bastante porque temos muitas leis que hoje protegem e garantem os direitos sociais em relação a nós, LGBTQIAP. Mas ainda temos muito que avançar, com políticas públicas efetivadas”, afirmou.

Assinatura da Carta do Piauí

Na manhã de terça-feira, (6), no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, a Prefeitura de Teresina, por meio do prefeito Dr. Pessoa, firmou, por meio da assinatura da Carta do Piauí de enfrentamento à LGBTQIAP+Fobia, o compromisso de fomentar mais ações voltadas para à população LGBTQIAP+ e ainda sancionou o Projeto de Lei que institui o selo “Teresina – Território livre da LGBTQIA+Fobia” de autoria da vereadora Pollyanna Rocha.

Marinalva Santana, vice-presidente do Grupo Matizes, explica que a Carta do Piauí é um marco histórico na luta por igualdade de direitos. “É a primeira vez que temos em nosso estado uma junção de esforços os órgãos do sistema de Justiça assinando o compromisso de desenvolver ações de enfrentamento à discriminação de que são vítimas a população LGBTs. O mais importante é ação! A violência contra os LGBTs cresce e é preciso que haja ações concretas, além da assinatura, que é um ato extremamente importante, é preciso que a gente saia do campo da intenção para o campo da ação”, reforçou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.