Fechar
GP1

Elesbão Veloso - Piauí

Umbandistas repudiam pai de santo acusado de estupro em Elesbão Veloso

O Movimento de Terreiro do Piauí esclareceu ainda que nada na religião exige toques em partes íntimas.

O Movimento de Terreiro do Piauí, representado as religiões de matriz-africana, emitiu uma nota de repúdio nesta sexta-feira (06) condenando veementemente os crimes cometidos pelo pai de santo acusado de estuprar três mulheres, em Elesbão Veloso.

O caso chocou e revoltou piauienses, nessa quinta-feira (05), quando veio a público após a prisão do líder religioso. Diante da repercussão, os representantes dos povos de terreiro repudiaram os crimes e esclareceram que não há nenhum fundamento nas religiões de matriz-africana que precise de toques em partes íntimas ou relações sexuais. Portanto, afirmaram que qualquer caso semelhante deve ser denunciado imediatamente aos órgãos competentes de segurança.

"O Movimento de Terreiro do Piauí vem a público de maneira firme manifestar repúdio total a um falso sacerdote preso em Elesbão Veloso por assédio, importunação sexual e abuso praticados contra mulheres daquele município sob justificativa de que isso seria parte de processo de cura espiritual. O Movimento aproveita a oportunidade para esclarecer a toda sociedade piauiense que não existe nenhum rito, nenhuma manifestação que exija o toque em partes íntimas em homens, mulheres, crianças ou idosos e tampouco relação sexual com fins de cura, seja física ou espiritual dentro da espiritualidade dos nossos templos", consta na nota.

O crime

Um pai de santo de 33 anos foi preso na manhã dessa quinta-feira (05) pela Polícia Civil de Elesbão Veloso, durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, acusado de estuprar três mulheres que o procuravam em busca de ajuda espiritual. A informação foi confirmada pelo delegado Felipe Andrade, que preside as investigações sobre o caso.

De acordo com o delegado, o acusado se utilizava dos seus trabalhos para coagir e ameaçar mulheres a terem relações sexuais com ele para que as vítimas alcançassem a cura. “Nós recebemos denúncias de algumas mulheres que narravam que procuravam esse pai de santo, por algum problema que estavam passando e ele prometia a cura espiritual, física ou alguma doença, mas obrigava essas vítimas a manter relação sexual com ele, dizendo que as entidades estavam pedindo que elas realizassem o ato sexual e, caso não fizessem, elas ou algum familiar poderiam morrer”, contou o delegado Felipe Andrade.

O pai de santo foi preso na residência, onde ele realizava o atendimento e em seguida foi encaminhado para o sistema prisional.

Confira a nota na íntegra:

O Movimento de Terreiro do Piauí vem a público de maneira firme manifestar repúdio total a um falso sacerdote preso em Elesbão Veloso por assédio, importunação sexual e abuso praticados contra mulheres daquele município sob justificativa de que isso seria parte de processo de cura espiritual.

O Movimento de Terreiro do Piauí aproveita a oportunidade para esclarecer a toda sociedade piauiense que *não existe nenhum rito, nenhuma manifestação que exija o toque em partes íntimas em Homens, Mulheres, Crianças ou Idosos e tampouco relação sexual com fins de cura, seja física ou espiritual* dentro da espiritualidade dos nossos templos. Desta forma, qualquer tipo de chantagem ou ameaça que exija este tipo de ato deve ser denunciada aos órgãos competentes de segurança.

Jamais, em hipótese alguma, nenhum Ser de Luz, nenhuma Entidade, nenhum Encantado ou Orixá permitiria esse tipo de conduta, seja por parte dos pais e mães de santo, como por parte do corpo mediúnico dos terreiros. O abuso sexual é combatido diariamente por todos os segmentos sociais. Portanto, o Movimento de Terreiro do Piauí faz votos para que o preso responda criminalmente pelos atos cometidos em face das vítimas.

O Movimento de Terreiro do Piauí tem por premissa o combate à Intolerância Religiosa, a prática da Caridade, do bem estar social, rogando pela paz, união e relacionamentos cordiais entre os adeptos e simpatizantes as Religiões de Matriz Afro e demais correntes espirituais.

Teresina (PI), 06 de janeiro de 2023

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.