Fechar
GP1

Itainópolis - Piauí

Apicultores do Piauí criam técnica para garantir produção de mel na seca

O tesouro dourado, como é conhecido o mel naquela região, serve como sustento para muitas famílias.

Nos períodos mais quentes do Piauí, os produtores de mel no estado desenvolveram uma nova maneira de assegurar a sobrevivência das abelhas. Em meio a uma região seca, os apicultores do município de Itainópolis realizaram o plantio de pastos irrigados para alimentar e também proteger as colmeias.

Em uma entrevista que foi ao ar no Jornal Nacional, da emissora Globo, na segunda-feira (30), o apicultor Mariano de Oliveira explicou sobre a importância desse método para sustentar as abelhas. “É muito importante por causa da florada, que a gente necessita muito de ter algum tipo de alimentação para sustentar as abelhas no período de escassez”, explicou o produtor.

Essa técnica já é realizada pelos produtores piauienses há dois anos, e esse manejo garante a sobrevivência das colmeias o ano inteiro e torna a abelha forte e mais resistente. “Quando ela chega no período de produção mesmo, ela estará uma abelha saudável, forte, resistente e, consequentemente, terá o melhor desempenho na produção”, falou o engenheiro agrônomo Chagas Souza, durante a reportagem.

Relação com o mercado internacional

O tesouro dourado, como é conhecido o mel naquela região, serve como sustento para muitas famílias. O mel que é produzido nesse local é 100% orgânico, e os apicultores se organizam em cooperativas para manter uma boa relação desse produto com o mercado internacional. Dessa maneira, os produtores são obrigados a estar sempre aprendendo novas técnicas para superar as dificuldades que a seca proporciona na produção desse alimento.

A central das cooperativas, que fica localizada em Picos, reúne quase 900 apicultores de 40 cidades e só no ano passado produziu mil toneladas de mel. Toda essa produção orgânica foi levada para os Estados Unidos, Canadá, China e para a Europa. Dentro de um período de uma década, essa produção cresceu mais de quatro vezes no Piauí.

O diretor da Casa Apis, Antônio Leopoldino Dantas, falou sobre esse destaque na exportação do mel produzido no Piauí. “No mês de março, o Piauí sozinho estava exportando a metade do mel do Brasil. Então, acho que os dados e a estatística falam por nós”, explicou o diretor ao Jornal Nacional.

Projeto de reflorestamento apícola já foi premiado

No início do mês de setembro, o Projeto de Reflorestamento Apícola da Casa Apis foi premiado no 48º Congresso da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia), na categoria Apicultores para o Planeta. O projeto consiste no plantio de árvores melíferas em áreas degradadas para garantir a alimentação das abelhas no período de seca, além do sombreamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.