Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Delegado Menandro Pedro: 35 anos dedicados à Polícia Civil do Piauí

O delegado tinha 67 anos e morreu, na manhã deste domingo (12), durante uma corrida em Teresina.

A Polícia Civil do Piauí perdeu, neste domingo (12), um grande nome no combate à criminalidade. O delegado Menandro Pedro morreu após sofrer um infarto durante uma corrida, na Avenida Marechal Castelo Branco, na zona norte de Teresina.

Com 67 anos de idade, Menandro Pedro dedicou mais da metade de sua vida à polícia, foram 35 anos atuando para garantir a segurança e combater a criminalidade. Ele construiu uma carreira notável, marcada por inúmeros feitos e conquistas.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Delegado Menandro Pedro
Delegado Menandro Pedro

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1985, Menandro ingressou na Polícia Civil em 1988, como comissário, cargo já extinto, e dois anos depois foi promovido a delegado.

Prisões que repercutiram

À frente Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco), o delegado Menandro comandou ação que resultou na prisão de Wenderson Soares de Andrade, foragido do estado de Goiás e acusado de comandar grupos de extermínio. Ele estava sendo procurado há mais de 12 anos e foi preso dezembro de 2014.

Outra prisão feita pelo delegado Menandro Pedro e que repercutiu foi a do pichador Samuel Ali Silva Haroon, mais conhecido como “Palestino", em fevereiro de 2017.

Foto: Lucas Dias/ GP1Depre prende o Palestino
Depre prende o Palestino

A prisão foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), que na época era comandada pelo delegado Menandro Pedro. A prisão se deu em cumprimento a mandado pelo crime de apologia ao uso de drogas.

Contudo, nas redes sociais muitas pessoas questionaram a necessidade da prisão e da exposição da foto de Samuel segurando um cartaz, pintado por ele, escrito #DEPRE.

Vida na política

O delegado Menandro Pedro esteve em duas disputas eleitorais. A primeira em 2018 quando concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí e em 2020 quando disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina, contudo não obteve êxito em nenhuma delas.

Cargos no Governo

Menandro Pedro trabalhou durante quatro anos na Comissão Investigadora do Crime Organizado no Piauí; foi Subsecretário de Segurança de 2001 a 2002, no Governo Mão Santa; foi delegado titular na maioria das Delegacias de Teresina; no primeiro Governo Wellington Dias foi subsecretário de Segurança, Diretor de Gestão Interna e em 2004 foi Secretário de Segurança Pública.

Título de cidadão piauiense

Em março de 2014, Menandro Pedro, que é cearense, recebeu título de cidadão piauiense durante solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí. A homenagem foi proposta pelo então deputado Olavo Rebelo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.