Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Congresso Intersetorial discute inclusão esportiva na OAB do Piauí

Evento aconteceu nesta segunda-feira (13) e segue até terça-feira (14) no auditório da OAB-Piauí.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 12 Marcos Guilherme Oliveira Silva, advogado e palestrante Marcos Guilherme Oliveira Silva, advogado e palestrante
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 12 Marcos Guilherme, Samanta Maria Reis de Carvalho e Fábio Abreu Marcos Guilherme, Samanta Maria Reis de Carvalho e Fábio Abreu
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 12 Fábio Gomes Costa, presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol Fábio Gomes Costa, presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 12 Vanda Santos foi a idealizadora do Congresso Vanda Santos foi a idealizadora do Congresso
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 12 Alisson André da Silva, idealizou o congresso ao lado de Vanda Santos Alisson André da Silva, idealizou o congresso ao lado de Vanda Santos
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 12 Alisson André e Vanda Santos Alisson André e Vanda Santos
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 12 Edcarlos da Conceição e Bruno Gradim Edcarlos da Conceição e Bruno Gradim
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 12 Bruno Gradim Bruno Gradim
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 12 Edcarlos da Conceição Edcarlos da Conceição
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 12 Público presente no Congresso Público presente no Congresso
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 12 Congresso discutiu políticas públicas para pessoas com deficiência no esporte Congresso discutiu políticas públicas para pessoas com deficiência no esporte
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 12 Público presente no auditório da OAB Público presente no auditório da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, realiza nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14) através da Comissão de Direito Desportivo o I Congresso Intersetorial sobre Esporte Inclusivo e Estratégias de Financiamento para Projetos Esportivos. Em parceria com a Fundação Bastos, o evento debate a promoção da inclusão por meio do esporte e deve reunir diversos especialistas.

Para o técnico e advogado da Fundação Bastos, João Victor Lopes Anchieta, o evento tem como intenção “fortalecer o esporte e a prática esportiva”.

“O Congresso Intersetorial sobre Esporte Inclusivo e Estratégias de Financiamento para Projetos Esportivos tem como principal objetivo trazer para todos os gestores do estado e município e até mesmo a nível nacional a conscientização a respeito da gestão e implementação de recursos dentro do Brasil na intenção de fortalecer o esporte, a prática esportiva e o lazer das pessoas que possuem algum tipo de deficiência”, disse Anchieta. “A primeira estratégia que a gente adota seria um olhar mais sensível e humano a esse grupo que tem sido tão excluído. A gente sabe que, infelizmente, os atletas, desportistas, que possui algum tipo de deficiência são naturalmente excluídos pela sociedade. Então na realidade, a primeira estratégia seria essa mudança de mentalidade, de compreender que o fato deles possuírem uma limitação não significa dizer que eles são ineficazes. Em segundo plano seria a própria captação para investir dentro do estado e município na intenção de pegar esta pessoa e poder agregar a ela a oportunidade de fazer parte da sociedade e realizar alguma atividade fazendo com que ele se sinta de fato incluído”, complementou o técnico da Fundação Bastos sobre as estratégias pensados para o evento.

Ao longo dos dias, o Congresso debate e traça estratégias para que as políticas públicas possam ser utilizadas da maneira correta para atender as demandas específicas das pessoas portadoras de deficiência.

Fábio Gomes Costa, presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT), ligado ao Ministério do Esporte falou sobre os mecanismos disponíveis através da União para fomentar o esporte inclusivo.

“Eu vim para falar sobre os mecanismos que o Ministério do Esporte tem disponível para as prefeituras e entidades sem fins lucrativos (ONG) ou qualquer entidade que queira fomentar o esporte como um todo. As linhas de financiamento, são uma possibilidade que o Ministério do Esporte tem para que o esporte em todos os seus níveis seja fomentado. A ideia é que se você capacita os gestores que são responsáveis pela aplicação dessa política pública, isso facilite a implementação. Você ter um gestor capacitado, ele vai entender a melhor maneira de aplicar essa política”, relatou Gomes Costa ao GP1.

O evento segue até esta terça-feira (14) no auditório da Seccional em Teresina e contará com palestras sobre a Nova Lei Geral do Esporte, a partir das 8h. Confira:

Foto: Divulgação/OAB-PII Congresso
I Congresso Intersetorial de Esporte Eficiente

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.