Fechar
GP1

Picos - Piauí

Pablo Santos amplia liderança na corrida pela Prefeitura de Picos, aponta Datamax

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro e tem margem de erro de 3,33%.

O Instituto Datamax divulgou uma nova pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, no município de Picos, para avaliar a preferência do eleitorado frente aos prováveis nomes que disputarão o pleito de 2024. A amostra reafirma o nome do deputado estadual Pablo Santos (MDB) como favorito na corrida para a prefeitura da cidade. Pablo Santos está licenciado da Assembleia Legislativa e atualmente exerce o cargo de secretário de Turismo.

Foto: Lucas Dias/GP1Pablo Santos e Gil Paraibano
Pablo Santos e Gil Paraibano

Pesquisa espontânea

O instituto perguntou aos entrevistados em quem votariam caso as eleições para a prefeitura fossem hoje. O nome de Pablo Santos foi citado por 25,18%, ficando em primeiro lugar na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes e o entrevistado é perguntado em quem pretende votar. Em segundo lugar aparece o prefeito Gil Paraibano com 12%.

Se a eleição fosse hoje, em qual candidatado a prefeito de Picos você votaria?
  • Pablo Santos
    Pablo Santos
    25,18%
  • Gil Paraibano
    Gil Paraibano
    12,00%
Fonte: Instituto Datamax

O resultado aponta um avanço nas intenções de votos para Pablo Santos, já que na pesquisa anterior, realizada em agosto, o parlamentar aparecia com 18,10%.

Pesquisa estimulada

Na estimulada, quando são apresentadas opções com os nomes dos prováveis candidatos, foi feita a pergunta: “Se as eleições municipais fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de Picos?”, nesse quesito o nome do parlamentar também aparece na liderança com uma diferença expressiva, totalizando 58,82% e o atual prefeito Gil Paraibano com 21,29%. Nessa modalidade, Pablo Santos aparecia na pesquisa anterior com 57,77%.

Se as eleições municipais fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de Picos?
  • Pablo Santos
    Pablo Santos
    58,82%
  • Gil Paraibano
    Gil Paraibano
    21,29%
Fonte: Instituto Datamax

Rejeição

A amostra também mediu quem tem a maior rejeição. Nesse quesito, Gil Paraibano sai disparado, com 41,06% afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Pablo Santos é rejeitado por 1,06%.

Se as eleições fossem hoje em quem você não votaria para prefeito de Picos?
  • Gil Paraibano
    Gil Paraibano
    41,06%
  • Pablo Santos
    Pablo Santos
    1,06%
Fonte: Instituto Datamax

Problemas da administração municipal

O Datamax também levantou quais são os maiores problemas da administração municipal. A maioria dos entrevistados apontou para a área da saúde com 33,29%, seguido de saneamento básico com 16,59% e infraestrutura com 15,18%. O governador Rafael Fonteles também foi avaliado e a pesquisa constatou que 57,76% aprovam a administração estadual e 27,18% não aprovam.

Ficha Técnica

A amostra com 850 entrevistas foi feita nas zonas urbana e rural, nos seguintes bairros: Centro, Aroeiras do Matadouro, Canto da Várzea, Malva, Paroquial, Pantanal, Paraibinha, COHAB, Jardim Natal, Conduru, Pedrinhas, Junco, Parque de Exposição, DNER, Catavento, Morro da AABB, Ipueiras, Umari, Macambira, Bomba, São José, São Vicente, Morada do Sol, Morada Nova, Aerolândia, Belo Norte, Passagem das Pedras, Boa Vista, Cidade de Deus, Boa Sorte e Trizidela (São Sebastião), e nas localidades da região como: Fátima do Piauí, Mirolândia, Torrões, Morrinhos, Coroatá e Val Paraíso, por cotas de sexo, idade, grau de instrução e renda em relação ao eleitorado do município, com margem de erro de 3,33% e nível de confiança de 95%.

A seleção das unidades investigadas foi feita segundo procedimentos aleatórios e as entrevistas realizadas em domicílios residenciais, cujas quantidades foram distribuídas proporcionalmente ao eleitorado do município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.