Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitos do Piauí participam de oficina sobre serviços farmacêuticos

Gestores e representantes do Estado colaboraram em treinamento realizado nesta terça-feira (28).

A "I Oficina da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde: Organização dos Serviços” foi realizada nesta terça-feira (28). Estiveram reunidos no evento vários prefeitos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), para uma troca de aprendizados e recomendações para a melhoria do serviço farmacêutico nas cidades piauienses.

Um dos pontos em destaque durante o dia de imersão sobre a importância da assistência primária nos serviços farmacêuticos foi a modernização do setor, que atualmente conta com ferramentas que organizam e facilitam o serviço prestado nos municípios. Diante disso, a diretora da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF), Suelen Fernanda, afirmou que durante a oficina, foi ofertada o treinamento com o Hórus, sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica implementado pelo Ministério da Saúde.

Foto: Marcelo Cardoso/ GP1Evento aconteceu nesta terca-feira
Evento aconteceu nesta terca-feira

“O intuito dessa oficina é fortalecer o vínculo entre Estado e Município, trazendo novas ferramentas de trabalho, orientando os municípios quanto ao procedimento adequado na implantação do sistema Hórus, e o que o Estado tem a oferecer para apoiar esses municípios. Na assistência farmacêutica hoje nós dispomos de treinamento, tanto para o farmacêutico como para toda a equipe que trabalha na aquisição de medicamentos, através do treinamento com o Hórus”, afirmou a diretora da DUAF.

Foto: Marcelo Cardoso/ GP1O Conasems lançou a cartilha Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica
O Conasems lançou a cartilha Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica

Benefícios

Da mesma forma, a gerente técnica da Assistência Farmacêutica da Sesapi, Soane Kaline, destacou a importância da oficina para que os gestores e trabalhadores fiquem a par dos serviços ofertados nas cidades. Ao GP1, ela ressaltou que a boa gestão nesse setor traz benefícios para a população. “Todos estão reunidos para juntos verificarem a importância dos serviços farmacêuticos, a importância de uma boa gestão na gestão farmacêutica na atenção básica e da implantação de um sistema informatizado. Os trabalhadores de saúde estão aqui utilizando instrumentos de referência elaborados pelo Cosems, para eles terem conhecimento de quais serviços farmacêuticos são utilizados dentro do município, como eles podem trabalhar esses serviços da melhor forma para garantir uma melhor qualidade de vida para a população”, elencou a gerente técnica Soane Kaline.

Foto: Marcelo Cardoso/ GP1Cartilha Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica
Cartilha Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica

Com uma avaliação positiva sobre o aprendizado adquirido através da oficina, o prefeito de Arraial, Aldemes Barroso (PP), também falou sobre a importância do elo entre as três entidades que custeiam o serviço farmacêutico. “A gente sabe que a assistência farmacêutica ela é custeada através de um financiamento do Estado, União e Município, e os recursos dos três entes garante que o cidadão tenha acesso aquilo que precisa de tratamento contínuo, crônico, e outras enfermidades que normalmente são encontradas nas comunidades”, pronunciou o gestor.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.