Fechar
GP1

Bertolínia - Piauí

Advogado é preso por questionar abordagem da PM no Sul do Piauí; veja vídeo

Em nota, a OAB repudiou a prisão e ressaltou que o advogado teve suas prerrogativas violadas.

O advogado Willians Lopes Fonseca foi preso na tarde desta terça-feira (12) por uma equipe do 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, na cidade de Bertolínia, após questionar a abordagem dos policiais em uma ocorrência. O caso foi registrado em um vídeo gravado pelo advogado Marcelo Trindade.

Segundo apurado pelo GP1, tudo iniciou após um jovem colidir contra uma viatura da PM durante uma vaquejada na cidade. Ele chegou a procurar pelos policiais no evento, mas não os encontrou, e retornou para casa. Pouco tempo depois, policiais militares foram até a residência do rapaz, que chamou o advogado Marcelo Trindade para resolver a situação.

Veja o vídeo:

Quando o advogado chegou ao endereço indicado, teve o carro “trancado” por duas viaturas, e os policiais passaram a exigir que o jovem que bateu no veículo se apresentasse. Diante disso, Marcelo Trindade acionou o colega Willians Fonseca, que se dirigiu ao local e tentou negociar com os policiais.

No vídeo, é possível ver Willians Fonseca questionando a atitude dos policiais. “Quem está aqui para criar problemas são vocês, olha o carro do colega advogado apreendido, sem motivo nenhum”, argumenta o advogado.

Segundos depois, um dos policiais afirma que o advogado seria conduzido até a Delegacia de Uruçuí. Diante da voz de prisão, Willians Fonseca diz que somente sairia dali algemado, e, nesse instante, dois policiais o imobilizam e algemam suas mãos.

Willians Fonseca foi conduzido à delegacia, sendo acompanhado por colegas advogados e por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ressaltaram a ilegalidade da prisão, alegando abuso de poder por parte dos policiais.

A presidente da Subseção da OAB de Uruçuí, Laionara Corrêa Monteiro, informou que está adotando todas a providências necessárias junto à Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados.

O que diz a OAB

Em nota, a OAB Piauí repudiou a prisão de Willians Fonseca, ressaltando que o advogado teve suas prerrogativas violadas quando estava em pleno exercício de sua profissão.

Leia na íntegra a nota da OAB:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, repudia a condução arbitrária do Advogado Willians Fonseca, ocorrida no final da tarde desta terça-feira (12/12), no município de Bertolínia.

O advogado estava em pleno exercício profissional quando foi algemado e conduzido pela polícia local e teve as suas prerrogativas e liberdade violadas ao defender um cliente. “Wilians Fonseca é um advogado com conduta ilibada, ética e foi arbitrariamente conduzido e nós não admitiremos que esses maus policiais não sejam punidos”, afirmou o presidente da OAB-PI, Celso Barros.

Ainda no início da noite, o presidente Celso Barros e o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI, Albelar Prado, mantiveram contato com o delegado de Uruçuí e com representantes da Polícia Militar. A presidente da Subseção da OAB de Uruçuí, Laionara Monteiro, acompanha a diligência presencialmente com advogados da região.

A OAB-PI representará e processará os policiais para que sejam punidos em face das arbitrariedades e do flagrante abuso de poder.

O que diz a PM

O GP1 não conseguiu contato com a assessoria de comunicação da PM até a publicação desta reportagem.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.