Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Membro do Bonde dos 40 é preso pelo DHPP em Teresina

Segundo investigação feita pela Polícia Civil, o suspeito pertence ao quadro disciplinar da facção.

O membro da organização criminosa Bonde dos 40, identificado como Alailson de Sousa Silva e conhecido pela alcunha "Maguim do Celeiro", foi preso pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) nesta terça-feira (12) em Teresina. Ele responde a processos por porte de arma de fogo de uso permitido e homicídio qualificado, além de já ter sido autuado por homicídio doloso, tráfico de drogas e associação criminosa.

A prisão ocorreu em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Tribunal de Justiça do Maranhão, e mandado de recaptura expedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

Foto: GP1Alailson de Sousa Silva
Alailson de Sousa Silva

Conforme apurado pelo GP1, Alailson de Sousa é investigado por participação no homicídio ocorrido no dia 4 de setembro de 2023, na Vila Tiradentes, zona sul de Teresina. O crime acabou vitimando um homem identificado como Marcos Wanderson Venâncio Mendes, e deixou o filho da vítima, uma criança de 3 anos, ferido.

A vítima foi atingida com diversos disparos de arma de fogo enquanto trabalhava na reforma de uma casa localizada na região do bairro Santo Antônio, na zona sul de Teresina. Outras duas pessoas que também trabalhavam na obra presenciaram o momento em que Marcos Venâncio e o filho foram atingidos pelos disparos.

Marcos Venâncio morava em Timon com a esposa e o filho, no entanto, estavam reformando a casa para se mudar para a Vila Tiradentes, em Teresina. A presença de diversas pichações em alusão ao Bonde dos 40 levantou a hipótese de que o crime está ligado à atuação da facção tanto na região como em Timon.

“Geral da Quebrada”

Segundo informações obtidas pelo GP1, uma Força Tarefa que investiga o conflito armado entre o Bonde dos 40 e a facção rival, Primeiro Comando da Capital (PCC), foi instaurada no ano de 2021, a fim de identificar e investigar os principais membros das organizações criminosas. Segundo levantamento feito pela Delegacia de Homicídios de Timon, foram registrados 95 homicídios na cidade durante o ano de 2020, e que estariam diretamente ligados à “guerra” entre as facções.

Conforme apurado durante a investigação, Alailson desempenha um papel importante na organização criminosa. A partir de levantamento feito por meio de extração de dados do telefone de outros membros da facção, possibilitou a identificação de, pelo menos, 25 integrantes do Bonde dos 40.

Em troca de mensagens telefônica entre os faccionados, Alailson é referido diversas vezes como o “Geral da Quebrada” e o “Torre Geral” do Bonde dos 40, o que indica que ele pertence ao quadro disciplinar da facção, que tem como objetivo “manter a ordem/ética e ideologia” dentro da comunidade, “fazendo prevalecer a paz e harmonia pelo certo, justo e correto”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.