Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HUT está sem tomógrafos e aparelhos de raio-x; leitos de UTI podem ser bloqueados

Procurada pelo GP1, a assessoria do hospital ficou de verificar a situação junto a FMS.

Após o transtorno vivenciado por pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite, o GP1 recebeu, nesta quarta-feira (27), denúncia de uma série de problemas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O mais grave deles é a falta de aparelhos: segundo apurado por nossa reportagem, os tomógrafos e aparelhos de raio-x do hospital foram desativados e removidos pela empresa fornecedora dos equipamentos, por falta de pagamento.

Sem esses dois aparelhos imprescindíveis para a realização dos exames, de grande demanda, leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital poderão ser bloqueados. Também foram removidos os equipamentos de mais 11 unidades de saúde administradas pela Prefeitura de Teresina, são elas: Hospital Alberto Neto, Hospital da Primavera, Hospital da Santa Maria da Codipi, Hospital do Buenos Aires, Hospital do Monte Castelo, Hospital Lineu Araújo, Maternidade do Promorar, Maternidade Wall Ferraz, UPA do Promorar, UPA do Renascença e UPA do Satélite.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Aparelhos recolhidos do HUT
Aparelhos recolhidos do HUT

Segundo apurado por nossa reportagem, os tomógrafos do hospital foram desligados pela empresa fornecedora dos equipamentos, prejudicando inúmeros pacientes que precisam fazer o exame de tomografia computadorizada.

Foto: GP1Aparelhos desativados
Aparelhos desativados

Falta de insumos e medicamentos

Além disso, o GP1 apurou que o atendimento está sendo afetado pela falta de diversos medicamentos e o setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica está sem funcionar por falta de equipos (dispositivo que administra substâncias endovenosas).

Foto: GP1Tomógrafos do HUT foram desativados
Tomógrafos do HUT foram desativados

Ar-condicionados e bebedouros

Outra denúncia recebida diz respeito a falta de ar-condicionados e bebedouros. A maioria dos aparelhos está sem funcionar e acompanhantes dos pacientes estão comprando água gelada nas barracas que ficam nos arredores do hospital.

O que diz o HUT

Procurada pelo GP1, a assessoria do HUT afirmou que não estão faltando insumos na unidade. “O HUT reafirma que recebe, desde o último sábado, carregamentos diários de insumos hospitalares em quantidades suficientes para manter o Hospital abastecido. Reitera ainda o funcionamento normal da unidade nessa última semana do ano”, diz a nota do HUT.

Em relação ao desligamento dos aparelhos de raio-x e tomógrafos, a assessoria do hospital ficou de verificar a situação junto a FMS, mas não deu retorno até a publicação desta matéria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.