Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Confira as dicas para curtir o Carnaval com segurança no Piauí

As orientações chamam a atenção para os cuidados com celulares, cartões de banco e bebidas.

O Carnaval já chegou! Os blocos, logo mais, tomarão conta das ruas de Teresina e das demais cidades do Piauí. E para deixar os foliões conscientes dos cuidados com o próximo e com a cidade, o GP1 trouxe algumas dicas de segurança para a população neste Carnaval.

As autoridades chamam a atenção para os cuidados com objetos pessoais como celulares, cartões de banco e bebidas e fazem apelo para que se evite o uso de garrafas de vidro nos eventos de Carnaval. Além disso, é sempre necessário alertar para o crime de importunação sexual.

Foto: Lucas Dias/GP1O Corso voltou a ser realizado após dois anos
O Corso voltou a ser realizado após dois anos

É importante a população se atentar aos cuidados com a rede elétrica durante a realização de eventos carnavalescos. Uma delas é sobre os riscos de choque devido ao contato de materiais metálicos de trios, alegorias e enfeites, podendo causar curto-circuito e até mesmo rompimentos de cabos da rede de distribuição, gerando situações perigosas, como fios energizados e incêndios.

“Não é não!”

A afirmação taxativa impõe o status do respeito nas relações. Apesar de o carnaval ser a celebração da liberdade, a festa não pode dar espaço ao abuso. Qualquer pessoa que for vítima de algum constrangimento e até de importunação deve fazer a denúncia.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Campanha contra assédio no Corso de Teresina 2020
Campanha contra assédio no Corso de Teresina 2020

Importunação sexual é crime, tipificado pela lei nº 13.718 no ano de 2018. Essa lei define como importunação sexual praticado contra alguém e sem permissão ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Trata-se de um crime grave, com pena severa que vai de 1 a 5 anos de reclusão.

‘Lixo é na lixeira. Respeite o brilho da cidade’

As ações da Limpeza Urbana de Teresina para deixar a cidade limpa durante os eventos de Carnaval não contemplam somente varrer e coletar os resíduos. O trabalho educativo com a mobilização de ambulantes e foliões, para que descartem corretamente o lixo durante os desfiles e ajudem na manutenção da limpeza urbana.

O GP1 reforça aos ambulantes que é muito importante que eles providenciem sacos de lixo, para que os resíduos sejam colocados de forma adequada para os garis recolherem.

Furtos

Os blocos de carnaval vêm reunindo grande número de pessoas, que se deslocam pelas ruas da cidade, brincando em clima de festa. No entanto, esses eventos são ambiente propício à ação de pessoas mal intencionadas. A distração e o tumulto favorecem a ocorrência de furtos. Pelo alto valor e a grande disponibilidade, o celular é objeto preferido de furtos e roubos. Recomenda-se nunca deixar o aparelho desbloqueado, sem uma senha de acesso. Sempre que possível, mantenha o equipamento guardado.

Antes de entrar na folia, acesse e guarde o código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) do celular. Em caso de perda do telefone, esse código será necessário para bloqueio junto à operadora e para o registro de ocorrência. O IMEI pode ser acessado digitando *#06# .

Cartões de Banco

Outra orientação é quanto ao uso de cartões de banco. Os cartões por aproximação e mesmo os que pedem digitação de senha podem ser alvo de furtos e golpes diversos que, no mínimo, vão gerar prejuízos financeiros ao seu titular. O ideal é não levar cartões para a festa. Até mesmo o aplicativo de banco deve ser deletado do celular no período. Assim, se você perder o celular, ninguém terá acesso ao seu PIX.

Foto: GP1Cartões de bancos digitais
Cartões de bancos digitais

Uso de Bebida

Um cuidado que vale para o carnaval, mas perdura para qualquer lugar em que a pessoa esteja consumindo bebidas, é a atenção ao seu copo. Não se deve deixar o copo sobre a mesa e sair de perto dele. Estes momentos facilitam a adição de alguma substância alucinógena à bebida. Também é importante evitar bebidas preparadas fora de local visível ou aquelas que são entregues abertas ao folião. Mesmo as latinhas devem ter o lacre removido apenas por seu consumidor. Essas medidas reduzem as chances de receber uma bebida batizada.

Carnaval completo

Para a folia ser completa, nada melhor que estar entre amigos. Companhia é também uma boa forma de se proteger. Andar acompanhado reduz as chances de alguma complicação acontecer. E, em caso de um infortúnio, sempre terá alguém para ajudar, ou pedir socorro. Mesmo em pequenos deslocamentos, como ir ao banheiro, recomenda-se levar uma companhia junto por segurança.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.