Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semcaspi realiza mutirão para atualizar cadastros em terreiros de Teresina

Os mutirões realizados neste sábado (25) contaram com serviços do Cadúnico e emissão de RG.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participou de mutirões realizados neste sábado, (25), em terreiros localizados no bairro Santa Maria da Codipi, zona norte, e no bairro Santo Antônio - KM 7, zona Sul. Os mutirões contaram com serviços do Cadúnico e emissão de RG. Os mutirões de atendimentos contaram com a participação da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Semcaspi, Governo do Piauí, por meio do Piauí Conectado, da Sasc, Seres, SSP/PI e Suirpo. Além da Associação Nacional de Povos de Matrizes Africana e Ameríndia (ANPMA).

De acordo com Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/Semcaspi, o objetivo da ação é garantir o acesso aos direitos e serviços ao povo da comunidade tradicional de terreiro. “Esta ação foi toda planejada com o povo de terreiro. Estamos aqui com serviços ofertados pelos CRAS, em especial, com a atualização do CadÚnico. Porque, muitas vezes, quando esta população se dirige ao CRAS, ela não se sente a vontade de se identificar como sendo do povo tradicional, como uma população de terreiro", explicou.

Foto: Divulgação/SemcaspiMutirão contou com atualização do CadÚnico e emissão de RG
Mutirão contou com atualização do CadÚnico e emissão de RG

Ana Carolina, gerente do CRAS Norte I, fala que a importância da atualização do CadÚnico para esta população é fazer com que sejam devidamente identificados nos cadastrados.

“A principal demanda foi sobre o não aparecimento da população de terreiro nos cadastros, levando em consideração que Teresina tem muitos terreiros e este povo não está sendo encontrado. Esta ação é justamente para localizar este povo e cadastrar devidamente, como sendo de terreiro. Isso para que esta população tome conhecimento de todos os benefícios que ela tem direito e entender, principalmente, que o CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais”, pontuou.

Segundo Flávio de Iansã, morador do bairro Matadouro, ações como estes mutirões facilitam o acesso aos serviços sociais. “Eventos como estes são muito gratificantes para nós, porque nos sentimos melhor, mais a vontade. Eu vim renovar a minha identidade e trouxe minha família para atualizar o CadUnico. Nossa população precisa destas ações sociais”, ressaltou.

Valorização

Para o Pai Rondinele, coordenador da Articulação Nacional de Povos de Matrizes Africanas e Ameríndias, o fato do poder público adentrar estes espaços ajuda na valorizar da população de terreiro.

“Na zona Norte, a Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda recebeu a ação de mutirão. Muito importante para os povos de matrizes africanas, porque voltam a acessar os programas sociais. Este é um momento de valorização das comunidades tradicionais, porque o poder público reconhece e a partir do momento que estes serviços vêm para um terreiro atender estas demandas, representa um grande avanço”, comentou.

Foto: Divulgação/SemcaspiMutirão foi realizado em terreiros localizados no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte, e no bairro Santo Antônio - KM 7, zona Sul
Mutirão foi realizado em terreiros localizados no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte, e no bairro Santo Antônio - KM 7, zona Sul

A Mãe Eufrasina de Iansã, mãe de santo da Tenda Espírita de Umbanda Santa Bárbara, diz que é necessário facilitar o acesso aos programas sociais à população de terreiro que precisa deles. “Este trabalho para a comunidade de terreiro contribui para que toda a população de terreiro seja beneficiada com as ações. A comunidade se sente muito valorizada e acolhida. É de grande importância e pretendemos fazer muitas ações como estas”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.