Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Paciente do Hospital do Dirceu II morre após transferência para o HU

Vários pacientes precisaram ser transferidos após um incêndio nesse domingo no Hospital do Dirceu.

Uma paciente identificada como Rosa Maria de Sousa, 81 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (20), no Hospital Universitário da UFPI, em Teresina. Ela estava internada no Hospital do Dirceu II, mas precisou ser transferida para o HU nesse domingo (19) após um incêndio em uma das salas do hospital municipal.

A idosa foi hospitalizada com quadro de insuficiência renal, respiratória, pneumonia bilateral e infecção generalizada. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma nota de esclarecimento e informou que, segundo a equipe médica do HU-UFPI, a causa da morte não está relacionada com a transferência de hospital ou com a inalação de fumaça.

Incêndio começou na sala de repouso das médicas

Em entrevista ao GP1, a técnica em Enfermagem Hilda Barros, contou que o fogo no Hospital do Dirceu II iniciou por volta de 11h desse domingo (19) no setor de repouso superior das médicas, mas não se alastrou para as outras áreas. "As chamas começaram no repouso das médicas, e a fumaça se espalhou para o Posto 1 e Ambulatório. Eu corri, e mesmo me tremendo, puxei umas cadeiras e ferrolhos e abri a porta e sai", contou a técnica.

Transferência de pacientes

No momento do incidente, estavam internados 46 pacientes, sendo 13 em condições de alta hospitalar. Já no início da tarde do mesmo dia, foram transferidos 33 pacientes do Hospital do Dirceu II para unidades de saúde do Município de Teresina, do Estado, para o Hospital Universitário e hospitais conveniados com o SUS.

Nessa segunda-feira (20) o Hospital do Dirceu estará fechado para vistoria do Corpo de Bombeiros.

Veja a nota de esclarecimento da FMS na íntegra:

A Prefeitura de Teresina informa que a paciente de iniciais R.M.S, de 81 anos, deu entrada no Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu II com o quadro de insuficiência renal, respiratória, pneumonia bilateral e sepse(infecção generalizada).

A paciente recebeu atendimento imediato, passando por todos os procedimentos de UTI e faleceu às 10h16, desta segunda-feira, 20, no Hospital Universitário da UFPI.

A equipe médica do HU/UFPI esclarece que a causa da morte não está relacionada com a transferência de hospital ou com a inalação de fumaça.

O prefeito Dr. Pessoa esteve, hoje, no HU/UFPI, em visita aos pacientes transferidos.

A Prefeitura lamenta a morte da paciente e se solidariza com a família.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.