Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Policial condenado por usar carro da PM do Piauí para praticar furto continua na corporação

O subtenente também já havia sido alvo de operação da Polícia Civil do Piauí, suspeito de outros crimes.

Um subtenente da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), identificado como Márcio Ribeiro Rocha, foi condenado a quatro anos de prisão em outubro do ano passado e ainda assim continua nos quadros da corporação, com remuneração bruta mensal quase de R$ 6 mil. Documentos obtidos pelo GP1, com exclusividade, revelam que o policial foi sentenciado por usar um carro da PM-PI para praticar um furto em Teresina.

Márcio Ribeiro Rocha foi condenado a quatro anos de reclusão pela juíza Valdênia Moura Marques de Sá, em sentença proferida no dia 24 de outubro de 2022. Segundo a decisão, no dia 12 de março de 2019, o policial, que à época era lotado no 6º Batalhão, utilizou um carro modelo Volkswagen Gol disponibilizado para o serviço reservado, para a prática de um furto em um apartamento na capital.

Consta nos autos que o subtenente levou, no carro da corporação, dois indivíduos ainda não identificados até o condomínio, e transportou objetos furtados do apartamento.

Interrogado, Márcio Ribeiro Rocha afirmou ter feito apenas fazendo um favor a um informante, identificado como Haroldo, que pediu que o policial o levasse até o condomínio. O subtenente garantiu que não sabia que se tratava de um furto e que os dois homens que ele transportou no carro da PM disseram que os objetos eram de um parente.

Analisando os autos, a juíza Valdênia Moura entendeu que, ao contrário do que alegou o policial, havia provas que atestavam que ele agiu com plena consciência de que estava participando de um ato criminoso.

“Há provas cabais que o denunciado participou da conduta delitiva ao levar e buscar os criminosos que praticaram do furto qualificado, não apresentado justificativa plausível para o ato além de não conseguir localizar o suposto informante e os indivíduos que ele levou e buscou na viatura descaracterizada da polícia”, destacou a magistrada.

Diante dos fatos, a juíza condenou Márcio Ribeiro Rocha a quatro anos de reclusão em regime aberto, com direito de recorrer em liberdade.

Ficha de remuneração

O nome de Márcio Ribeiro Rocha ainda consta no Portal da Transparência do Estado do Piauí. Sua ficha de remuneração, referente a fevereiro de 2023, indica remuneração bruta de R$ 5.671,19.

Foto: Portal da TransparênciaRemuneração de Márcio Ribeiro
Remuneração de Márcio Ribeiro

Antecedentes

O subtenente já havia sido preso pela Polícia Civil do Piauí, em 4 de dezembro de 2019, no âmbito da Operação Dictum, que desarticulou um esquema criminoso envolvendo policiais acusados de organização criminosa investigada pelas práticas de crimes de roubos de cargas, tráfico de drogas e homicídios.

O que diz a PM-PI

Foto: Lucas Dias/GP1Coronel Scheiwann Lopes
Coronel Scheiwann Lopes

Procurado pelo GP1 na noite desta segunda-feira (3), o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, afirmou que iria consultar a Corregedoria, a fim de checar se há algum procedimento aberto para apurar a conduta do policial, e ficou de dar um posicionamento posteriormente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.