Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Aumenta em 26% atendimento à população em situação de rua em Teresina

Os atendimentos são realizados no Centro de Valorização para a População de Rua.

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), registrou nos últimos quatro meses de 2023 o aumento de 26,8% no número de atendimentos para a população em situação de rua, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram apontados entre janeiro e abril deste ano um total de 7.266 atendimentos para a população em situação de rua, já no mesmo período do ano passado, foram 5.726 atendimentos.

Os atendimentos são realizados no Centro de Valorização para a População em Situação de Rua. Nesta unidade funcionam: o Centro Pop, o abrigo Casa do Caminho e a equipe do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social).

Para o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, o número crescente de atendimentos a população em situação de rua pode não corresponder ao aumento de pessoas em situação de rua.

Foto: Divulgação/AscomNúmero de atendimentos para população em situação de rua cresceu em Teresina
Número de atendimentos para população em situação de rua cresceu em Teresina

“O principal ponto que reflete o aumento no número de atendimentos é a adesão deste público vulnerável aos nossos serviços. Com a inauguração do Centro de Valorização para a População em Situação de rua, conseguimos oferecer os serviços que já existiam, mas ir além deles, implementando o que era necessário para promover qualidade de vida a esta população, como: banheiros, lavanderia, refeitório, auditório, momentos de lazer e também melhoramos o que já era oferecido, como os dormitórios e a estrutura de todos os serviços da unidade, principalmente, por reunir em um só lugar todos os serviços voltados para a população em situação de rua”, explicou.

Foto: Divulgação/AscomSecretário Allan Cavalcante
Secretário Allan Cavalcante

Allan Cavalcante destaca que é por meio das abordagens sociais que a população em situação de rua passa a conhecer os serviços, no entanto, é necessária uma adesão espontânea por parte dos abordados.

Aumenta em 50% número de acolhimentos

A Casa do Caminho, que antes da pandemia da Covid-19, era um serviço apenas para pernoite, passou a ser um abrigo que acolhe temporariamente as pessoas em situação de rua. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 228 acolhimentos na unidade, já no mesmo período do ano passado, este número era de 149 acolhimentos. O que representa um aumento em 50% do número de acolhimentos registrados na Casa do Caminho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.