Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Quadrinho sobre a carta de Esperança Garcia é lançado em Teresina

A produção é do roteirista João P.Luiz com desenhos de Bernardo Aurélio e foi lançada pela Quinta Capa.

Uma HQ sobre a carta de Esperança Garcia foi lançada neste sábado (24) em Teresina. A produção, chamada “A Voz de Esperança Garcia”, é do roteirista João P.Luiz com coautoria e desenhos de Bernardo Aurélio e conta a história da piauiense que se tornou a primeira advogada do Brasil.

O projeto recebeu suporte do programa “Rumos”, do Itaú Cultural, que financia ações artísticas em todo o país. O roteiro foi baseado em textos históricos, principalmente o documento no qual a advogada denuncia os abusos sofridos por ela e sua família, considerado um símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.

“O roteiro é baseado em pesquisas históricas dos maiores especialistas do Brasil, sobre escravidão e sobre o Piauí Colonial. Eu fiz todo esse recorte porque a base de todo o roteiro é a carta, que só tem 15 linhas, então eu tive que recriar o Piauí no momento em que ela estava vivendo, que é em 1700. Então eu tive um cuidado muito grande de ter pessoas e especialistas ao meu lado para ter um cuidado de fazer as datas corretas e todo o levantamento histórico correto”, declarou João P.Luiz ao GP1.

Foto: Quinta CapaHQ "A Voz de Esperança Garcia"
HQ "A Voz de Esperança Garcia"

O roteirista também falou sobre o porquê da escolha do formato em quadrinhos. “Eu acredito muito que o quadrinho tem essa função de transformação, ele é muito democrático. O quadrinho consegue chegar em áreas sociais, ele consegue entrar na sala de aula fácil. Ele é fácil de você utilizar de uma forma mais dinâmica. Então eu tive uma essa facilidade em fazer o quadrinho da Esperança Garcia nessa linguagem do quadrinho”, relatou o escritor.

Inspiração do tema

A escolha do tema foi inspirada pelo lançamento do “Dossiê Esperança Garcia”, em 2017, organizado pela professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa e que reconheceu Esperança como a primeira advogada do estado.

“A Malu Flávia, que também escreveu e pesquisou o dossiê, conversou com o Bernardo Aurélio, coautor da HQ, e tiveram uma conversa mesmo sobre fazer um quadrinho contando a história dessa carta e da Esperança”, contou João. Bernardo também desenhou e produziu o quadrinho.

O quadrinho está disponível gratuitamente em versão digital no site da “Quinta Capa”, editora da produção. O lançamento da versão física ocorreu na Livraria Quinta Capa neste sábado (24), no bairro Ininga, zona leste de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.