Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz manda prender PM acusado de furtar cheques da conselheira Flora Izabel

A decisão é do juiz Raimundo Jose de Macau Furtado, com base na denúncia do Ministério Público Militar.

O juiz Raimundo Jose de Macau Furtado, auxiliar da 8ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, decretou a prisão preventiva do tenente da Polícia Militar do Piauí, Alexandre Filipe Tupinambá Silva, acusado dos crimes de recusa de obediência e do furto de cheques da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Flora Izabel. A decisão foi proferida nessa quinta-feira, 29 de junho.

A decisão é baseada na denúncia do Ministério Público Militar, que menciona que o oficial não se apresentou para exercer a função, conforme determinação de sua comandante imediata, uma capitã da PM, sua superior. Ele também teria resistido à instauração de sindicância conforme ordenado pela Corregedoria da Polícia Militar do Piauí. O órgão ministerial pediu a prisão preventiva do tenente também em relação ao crime cometido contra a conselheira Flora Izabel.

Foto: GP1Tenente Alexandre Filipe Tupinambá Silva, indiciado por furtar cheques da Flora Izabel
Tenente Alexandre Filipe Tupinambá Silva, indiciado por furtar cheques da Flora Izabel

Nos autos, o magistrado pontuou que, com a representação do Ministério Público Militar, onde são apontados os crimes cometidos pelo oficial, a prisão preventiva torna-se necessária para a garantia da ordem pública, segurança da aplicação da lei penal militar e manutenção dos princípios da hierarquia e disciplina.

“Com efeito, a representação advinda do Ministério Público demonstra que o acusado cometeu novo delito de recusa de obediência (art. 163, do CPM) ao não proceder à instauração da sindicância determinada pelo Corregedor da PMPI, além da possível prática de crimes contra a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – Flora Izabel –, bem como a existência de inquéritos e ações penais em curso em face do denunciado. Dessa forma, verifico que a segregação cautelar do representado faz-se necessária para a garantia da ordem pública, segurança da aplicação da lei penal militar e manutenção dos princípios da hierarquia e disciplina”, diz o juiz na decisão.

Foto: Lucas Dias/GP1Conselheira Flora Izabel
Conselheira Flora Izabel

Indiciamento

O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, indiciou o tenente Alexandre Filipe Tupinambá no dia 23 de junho. Ele é acusado de furtar cheques da conselheira Flora Izabel, que denunciou o policial pelos crimes de estelionato e furto qualificado (pelo abuso de confiança. Segundo Flora, os cheques foram furtados quando ela era deputada estadual.

Consta no inquérito policial que os crimes praticados pelo oficial da PM geraram um prejuízo de R$ 100 mil. A denúncia oriunda de Boletim de Ocorrência foi feita pela conselheira no dia 21 de junho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.