Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HU da UFPI realiza mutirão de consultas para tratar câncer de cabeça e pescoço

Também serão ofertadas vagas para cirurgia, que diminuirão a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) está realizando a campanha Julho Verde, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que visa alertar a população acerca da importância da prevenção e cuidados relacionados a esse tipo de câncer.

Diante disso, o Hospital Universitário disponibilizará, a partir desta quinta-feira (20), das 7h às 13h, a abertura de agenda especial para consultas e agendamentos de cirurgias, o que acarretará na diminuição da fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão disponibilizadas 30 vagas de consultas para cirurgia da cabeça e pescoço destinado às primeiras pessoas com sinais e sintomas de câncer que procurarem a unidade de saúde. Além disso, outras 60 vagas de cirurgia serão ofertadas para pacientes da fila do SUS, que serão selecionados de acordo com a descrição dos sinais e sintomas na solicitação da consulta, e caso pertinente, poderão ser encaminhados para cirurgia de traumatologia bucomaxilofacial.

Os tumores na região da cabeça e pescoço correspondem a cânceres localizados na boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. Entre os principais sintomas característicos estão: presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz.

A iniciativa é organizada pela Unidade de Oftalmologia Otorrinolaringologia e Cirurgia Buco Maxilo (UOCB), e conta com a colaboração de cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões bucomaxilofacial, residentes, internos e equipe de enfermagem da Unidade Cabeça e Pescoço do HU. Médicos externos convidados pela organização também se somam à ação.

Como prevenir

O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais recorrente no Brasil, e causa cerca de 10 mil mortes ao ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025 são esperados pelo menos 50 mil casos de cânceres nas cavidades oral/laringe/tireoide/ pele. Segundo a otorrinolaringologista e cirurgiã da cabeça e pescoço do HU-UFPI, Nathália Cavalcante, o tabagismo é um dos principais causadores desse tipo de tumor, que pode ser evitado com um tratamento precoce.

“Uma das regras mais importantes na prevenção do câncer d cabeça e pescoço é não fumar e evitar o contato com qualquer tipo de derivação do tabaco (cigarro, narguilé, cachimbo, charuto, cigarro de palha, entre outros). O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer de boca, laringe, faringe, entre outros. O hábito de fumar coloca a pessoa em contato com mais de 4.700 substâncias tóxicas, como nicotina, monóxido de carbono, amônia e elementos radioativos”, explicou a especialista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.