Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Juiz decreta preventiva de cabo do Corpo de Bombeiros do Piauí preso com cocaína

A decisão do juiz Franco Morette Felício foi dada durante audiência de custódia nessa quinta-feira (28).

O juiz Franco Morette Felício de Azevedo converteu em preventiva a prisão em flagrante do cabo do Corpo de Bombeiros do Piauí, identificado como Helton Carlos de Sousa Monteiro, de 40 anos, preso acusado de tráfico de drogas. A decisão foi dada durante audiência de custódia nessa quinta-feira (28).

Na ocasião, a defesa do cabo requereu a concessão da liberdade provisória alegando ausência dos requisitos da prisão preventiva e, subsidiariamente, em caso de conversão, o cumprimento da prisão cautelar em regime domiciliar, por ser o único responsável pelo cuidado do pai idoso e enfermo.

Foto: Reprodução/FacebookHelton Carlos de Sousa Monteir
Helton Carlos de Sousa Monteiro

Contudo, o magistrado destacou que a documentação anexada aos autos pela defesa não é capaz de firmar entendimento de que o autuado é imprescindível aos cuidados especiais de pessoa com deficiência.

O juiz então homologou a prisão em flagrante e converteu-a em preventiva por verificar que a situação descrita nos autos propiciava tal decisão. “Na espécie, em que se investiga conduta tipificada no art. 33 da Lei 11.343/06, tem-se que a pena máxima abstratamente cominada ultrapassa 04 (quatro) anos, admitindo a decretação da prisão preventiva”.

“Além disso, importa ressaltar que o custodiado integra as forças de Segurança Pública, no Corpo de Bombeiros, condição que agrava sua situação, em razão do dever de cumprir rigorosamente a legislação vigente e não, pelo contrário, se utilizar deste manto para realizar transporte de drogas”, pontuou o juiz.

A prisão

O cabo Helton Carlos de Sousa Monteiro foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal com 2kg de cocaína, na tarde de quarta-feira (27), na BR 230, no município de Floriano. O GP1 apurou que Helton estava em um carro Jeep Compass, juntamente com o pai e a mãe, quando foi abordado pela equipe.

Ele alegou que havia saído de Petrolina, em Pernambuco, com destino a Floriano. Na sequência, durante procedimento de busca veicular, os policiais encontraram uma caixa de tênis e ao verificar o conteúdo, foram encontrados um tablete de 1,027 kg de cloridrato de cocaína e 1,018 kg de pasta base de cocaína.

Após o flagrante, Helton contou que a encomenda seria para uma pessoa de nome Julierme, um amigo de longa data e que estava aliado à facção Bonde dos 40. Entretanto, ele disse não conhecer a pessoa que entregou o pacote.

Helton Carlos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Floriano onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.