Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Artistas de Teresina realizam ato por justiça pela morte de Julieta Hernandez

Serão realizados diversos atos em memória da artista venezuelana, que foi brutalmente assassinada.

Artista nômade, bonequeira, palhaça e viajante de bicicleta. Era assim que a artista venezuelana Julieta Hernández se apresentava ao mundo, até ser brutalmente assassinada no último dia 23 de dezembro, no interior do Amazonas. Diante do crime bárbaro praticado contra a palhaça Jujuba, como também era conhecida, atos estão sendo mobilizados em dezenas de cidades do Brasil e em, ao menos, seis países. Em Teresina, o ato será realizado no Parque da Cidadania, na sexta-feira (12).

O ato está sendo organizado por diversos grupos artísticos, sobretudo de artistas circenses, em repúdio ao brutal assassinato de Julieta. O GP1 conversou, nesta quarta-feira (10), com a atriz e contadora de histórias Talita do Monte, que explicou que o objetivo da mobilização é repudiar e também honrar a memória da venezuelana.

Foto: ReproduçãoJulieta Hernández
Julieta Hernández

“Estamos nos articulando para fazer um ato, de manifestação e repúdio contra o que aconteceu com a Julieta. Mas, para além dessa manifestação, também louvar e honrar a memória dessa artista cicloviajante, que teve seus sonhos retirados brutalmente”, declarou Talita do Monte.

A atriz explicou que será realizado um cortejo pelo Parque da Cidadania a partir das 17h do dia 12. “A gente vai fazer uma concentração às 17 horas em frente ao Parque da Cidadania, na entrada oposta à Avenida Frei Serafim. Depois da concentração, faremos um cortejo dentro do parque, com parada no ponto de arte pública, onde os grupos de teatro se apresentam. É um lugar simbólico, porque a Julieta, quando esteve aqui, em Teresina, foi recebida pelos artistas, produzida pelo Grupo Vagão e se apresentou nesse ponto”, afirmou.

Artista já esteve em Teresina

Em meio as suas andanças pelo Brasil, com sua bicicleta e sua arte, Julieta Hernandez já esteve no Piauí. Ela veio a Teresina em 2022, e foi recebida pelo ator teresinense Jimmy Charles, o palhaço Beiju, do Grupo Vagão. Em entrevista ao GP1, ele explicou que conheceu a artista em 2017, em um evento da Escola Livre de Palhaços (Eslipa), por onde é formado.

Foto: ReproduçãoJimmy Charles, o palhaço Beiju
Jimmy Charles, o palhaço Beiju

“Em 2022, ela iria passar aqui por Teresinha, entrou em contato com a gente e perguntou se eu podia recebê-la, no meu apartamento, e eu recebi. E como eu faço com todos os artistas que nos procuram, quando passam por aqui, a gente organizou uma apresentação para ela no Parque da Cidadania, no nosso ponto de arte pública. Indicamos ela para uma apresentação particular na Casa de Brincar e ela também fez uma apresentação na Fazenda da Paz, onde eu estava trabalhando com palhaçaria, com os dependentes químicos. Ela passou aqui uns 15 dias e depois seguiu para o Maranhão, o objetivo dela era chegar até a Venezuela, e foi assim que a gente teve esse contato”, relembrou Jimmy.

Foto: ReproduçãoArtista Julieta Hernández foi brutalmente assassinada
Artista Julieta Hernández em sua passagem por Teresina

O ator lamentou a perda da artista, que teve suas andanças interrompidas com o brutal assassinato. “Eu a levei para conhecer o Sesc Cajuína, ela conheceu alguns pontos turísticos aqui de Teresina, era uma menina trabalhadora, simples, mas com muita consciência social e coragem para enfrentar o mundo sozinha andando de bicicleta. E faltando apenas um estado, para chegar na Venezuela, aconteceu essa tragédia que chocou o mundo da palhaçaria. Todo mundo está abalado, e na sexta-feira vão acontecer esses atos em quase todo o Brasil”, concluiu o artista piauiense.

O que aconteceu com Julieta

A artista venezuelana foi assassinada por um casal proprietário de uma casa onde ela estava hospedada. Segundo a Polícia Civil, ela dormia na varanda da residência quando o dono da casa, armado com uma faca, lhe acordou e exigiu seu celular. Ele arrastou Julieta para dentro da casa e abusou sexualmente da vítima, foi quando sua esposa viu a cena e ateou fogo nos dois.

Em seguida, o homem e a mulher levaram Julieta para uma área de mata e a enterraram. A polícia não descarta a possibilidade de ela ter sido enterrada viva.

Campanha

Também está sendo organizada uma campanha financeira para ajudar a família de Julieta. Para quem puder colaborar, foram disponibilizadas os seguintes ddos bancários: [email protected] (PayPal) ou [email protected] (Pix).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.