Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Desembargador Hilo de Almeida realiza abertura do ano judiciário

O presidente do TJ apontou as diretrizes da gestão neste ano, bem como as ações prioritárias.

Lucas Dias/ GP1 1 / 17 Abertura do Ano Judiciário de 2024 Abertura do Ano Judiciário de 2024
Lucas Dias/ GP1 2 / 17 Desembargador Hilo de Almeida Desembargador Hilo de Almeida
Lucas Dias/ GP1 3 / 17 Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida
Lucas Dias/ GP1 4 / 17 Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí
Lucas Dias/ GP1 5 / 17 A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (22) A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (22)
Lucas Dias/ GP1 6 / 17 Desembargador Hilo de Almeida e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Desembargador Hilo de Almeida e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Lucas Dias/ GP1 7 / 17 Desembargador Hilo de Almeida e Dr. Pessoa Desembargador Hilo de Almeida e Dr. Pessoa
Lucas Dias/ GP1 8 / 17 Prefeito de Teresina Dr. Pessoa Prefeito de Teresina Dr. Pessoa
Lucas Dias/ GP1 9 / 17 Desembargador Sebastião Ribeiro Martins Desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Lucas Dias/GP1 10 / 17 Desembargador Sebastião Ribeiro Martins Desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Lucas Dias/ GP1 11 / 17 Desembargador Sebastião Ribeiro Martins Desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Lucas Dias/ GP1 12 / 17 Desembargador Haroldo Rehem Desembargador Haroldo Rehem
Lucas Dias/ GP1 13 / 17 Desembargador do TJ-PI, Haroldo Rehem Desembargador do TJ-PI, Haroldo Rehem
Lucas Dias/ GP1 14 / 17 Desembargador Erivan Lopes Desembargador Erivan Lopes
Lucas Dias/ GP1 15 / 17 Desembargador José Wilson Desembargador José Wilson
Lucas Dias/ GP1 16 / 17 Desembargador do TJ-PI, José Wilson Desembargador do TJ-PI, José Wilson
Lucas Dias/ GP1 17 / 17 Desembargador Olímpio Galvão Desembargador Olímpio Galvão

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) abriu os trabalhos judiciários de 2024, nesta segunda-feira (22), durante solenidade no Plenário do Palácio da Justiça. A atividade foi conduzida pelo presidente do TJ, desembargador Hilo de Almeida Sousa que, na oportunidade, apontou as diretrizes da gestão neste ano, bem como as ações prioritárias para todo o Estado.

"Estamos comemorando os resultados que conquistamos ano passado, mas como falei no meu pronunciamento, passada a euforia da comemoração, agora já estamos debruçados e trabalhando para consolidarmos os projetos e programas que foram iniciados no ano passado e outros mais. Compreendendo sempre que o amanhã pode ser melhor. Estamos focados e disciplinados na execução dos nossos programas", comentou o desembargador Hilo de Almeida.

Ao comentar as diretrizes da gestão, o presidente da Corte falou que os principais programas desenvolvidos em 2024 serão o Projeto Regularizar, Programa Justo Acesso e a implantação do Juiz de Garantias.

"Fomos felizes na elaboração do nosso plano de gestão, elaboramos três grandes programas que estão sintonizados com os anseios da sociedade. O programa Justo Acesso, que trata da universalização da Justiça, levar a Justiça aonde o povo está, principalmente, os mais necessitados. O projeto Regularizar, que tem como objetivo dar regularidade aos imóveis em sua grande maioria ocupados irregularmente, e ainda o grande programa da implantação do Juiz de Garantias, que tem como foco exatamente os índices alarmantes de violência. Graças a Deus conseguimos ainda no ano passado, com apoio do Poder Executivo, do governador [do Piauí, Rafael Fonteles], fazermos uma reforma na Justiça Criminal com a criação de mais 6 unidades criminais, com a implantação das Centrais de Inquéritos no interior do Piauí e os resultados já começam a aparecer", atribuiu o desembargador Hilo de Almeida.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou da solenidade e elogiou a competência dos magistrados o Tribunal de Justiça do Piauí. "Eu espero a seriedade que tem o Poder Judiciário. Sempre republicano e democrático. Para mim todos são competentes", disse o Dr. Pessoa.

Desafios

Em entrevista ao GP1, o desembargador Haroldo Rehem relatou que o maior desafio para o judiciário neste ano de 2024 é dar celeridade aos processos judiciais. "O principal desafio é o de sempre, é o de julgarmos com celeridade e imparcialidade. O juiz não tem lado, o lado do magistrado é a lei. A fim de que a população tenha confiança nesse magistrado, em saber que ele julga com imparcialidade. Se aliarmos a celeridade a isso, estamos entregando uma prestação jurisdicional pelo menos próxima da ideal", comentou o desembargador Haroldo Rehem.

Sessão administrativa

Logo após a abertura do ano judiciário, a Corte se reuniu para Sessão Administrativa. Na pauta, estavam assuntos como a eleição para os cargos diretivos de Diretor-geral da Escola Judiciária (EJUD) e Corregedor do Foro Extrajudicial.

Também foi tratado sobre a apreciação de Resolução que institui o Programa de Aposentadoria Incentivada 2024 destinado aos servidores efetivos do Poder Judiciário do Estado do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.