Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Embaixador do Japão visita Centro de Treinamento de Badminton na UFPI

Ex-atleta da modalidade, Teiji Hayashi foi ao local para ajudar no incentivo do esporte no estado.

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, visitou na manhã desta terça-feira (30) o Centro de Treinamento de Badminton. O prédio está localizado no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é tido como um dos maiores da América Latina, contando com seis quadras nas dimensões oficiais e arquibancada para 500 pessoas.

Com o intuito de estreitar os laços com o esporte, que é popular no Japão, o embaixador, que é ex-atleta de badminton, resolveu visitar o Centro de Treinamento. Teiji Hayashi está no Piauí desde essa segunda-feira (29), quando visitou o governador Rafael Fonteles.

“No Japão, o badminton é um dos principais esportes, inclusive, é muito popular. Vários jogadores japoneses conquistaram medalhas nas Olímpiadas de Tóquio, mas o badminton ainda não é muito popular no Brasil. Então, eu gostaria de trabalhar com vários sócios para divulgar cada vez mais esse esporte (...) Eu, antes jogava badminton, então estou tentando estreitar mais associações, inclusive, em duas associações de badminton no Brasil com o Japão, porque é um esporte importante para nós, japoneses”, disse o embaixador.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi
Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi

Teiji reforçou que a visita serve como um intercâmbio para aproximar os laços entre os dois países no âmbito esportivo. “Vamos pensar nesta possibilidade de intercambio de atletas de badminton e outros esportes. O Japão e Brasil possuem uma longa história de cooperação na área esportiva, em especial no judô, futebol. Tanto que no Brasil, o número de praticantes de judô supera os números de praticantes no Japão, mas temos esse tipo de laço e queremos estreitar cada vez mais essa relação”, pontuou.

No evento, também esteve presente o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, que ressaltou que trabalhará para o aumento do incentivo dessa modalidade no país. “Estaremos em consonância com o Departamento de Educação Física, vamos procurar Governo do Estado para fortalecer o Badminton no nosso estado. Somos uma das melhores praças do Brasil nesta modalidade esportiva. A Universidade Federal do Piauí teve esse cuidado e nós vamos continuar cuidando do Complexo de Badminton”, declarou.

Atletas da modalidade também estavam no local para presenciar a visita do embaixador. Ao GP1 Esporte, o jogador de badminton de 14 anos, Klecivan Zaidan, falou sobre suas expectativas do encontro com Teiji Hayashi. “Vejo o embaixador vindo para cá como uma oportunidade para aprendermos mais e novas técnicas para ensinar para a gente. Já que ele era ex-jogador e, talvez, levar a gente para lá [ao Japão], para mais oportunidades”, disse.

Foto: Lucas Dias/ GP1Klecivan Zaidan, jogador de badminton de 14 anos
Klecivan Zaidan, jogador de badminton de 14 anos

Complexo de Badminton atrai esportistas de todo o Brasil

Ao GP1 Esporte, o atleta Eduardo Pedro, de São Paulo, elogiou o Centro de Treinamento de Badminton. O esportista já jogou em clubes da capital paulista e de São Bernardo, mas ressaltou que o ginásio piauiense foi onde teve mais condições para treinar. “O JOCA é o melhor clube do Brasil. A funcionalidade que eles têm aqui com os atletas é muito boa, São Paulo não tem a mesma coisa que tem aqui. Estou usando a bolsa para vir, vim com meu pai e o ginásio tem alojamento, almoço, tudo que um atleta pode querer”, elogiou.

Foto: Lucas Dias/ GP1Eduardo Pedro, atleta de badminton
Eduardo Pedro, atleta paulista de badminton

Durante a visita do embaixador, o reitor Gildásio Guedes também que ressaltou o êxito do ginásio na formação de atletas de badminton em nível nacional. Ele destacou que, em 2023, 160 pódios foram compostos por esportistas do local. "Temos a felicidade de contar com mais da metade dos atletas da seleção brasileira e pan-americana aqui nesse ginásio. Quando nós chegamos, o ginásio estava com muitas coisas para serem feitas. Exigimos do nosso coordenador e o resultado apareceu. Nós somos a terceira potência da América do Norte, América Latina e Caribe no badminton (...) é um projeto social, por ser um grande projeto da universidade. Temos apoio do Ministério dos Esportes, mas entramos com bastantes recursos em épocas de poucos recursos no nosso orçamento”, pontuou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.