Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Famílias perdem quase tudo durante enxurrada em Teresina e precisam de ajuda

No total, foram seis casas alagadas no Residencial Dilma Rousseff, de acordo com a Defesa Civil.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 17 Carlos Augusto Carlos Augusto
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 17 Raquel de Araújo Raquel de Araújo
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 17 Família perdeu todas as roupas Família perdeu todas as roupas
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 17 Casa da família que fica localizada no Dilma Rousseff Casa da família que fica localizada no Dilma Rousseff
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 17 Rua da Conquista, que fica localizada no Dilma Rousseff Rua da Conquista, que fica localizada no Dilma Rousseff
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 17 Carlos Augusto olhando para sua casa Carlos Augusto olhando para sua casa
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 17 Roupas da família Roupas da família
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 17 Móvel da família Móvel da família
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 17 Família está sem água Família está sem água
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 17 Abraão Abraão
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 17 Quintal da casa onde a família mora Quintal da casa onde a família mora
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 17 Quintal da casa onde a família mora Quintal da casa onde a família mora
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 17 Residência onde mora a família do seu Carlos Augusto Residência onde mora a família do seu Carlos Augusto
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 17 Seu Carlos Augusto e seus filhos Seu Carlos Augusto e seus filhos
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 17 Seu Carlos e seus filhos em sua residência Seu Carlos e seus filhos em sua residência
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 17 Famílias são atingidas por enxurrada e perdem bens na zona norte Famílias são atingidas por enxurrada e perdem bens na zona norte
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 17 Rua da Conquista Rua da Conquista

Seis famílias perderam praticamente tudo após uma enxurrada atingir suas casas na última terça-feira (02) no Residencial Dilma Rousseff, na região da Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina. Duas das residências tiveram os muros derrubados por conta da força da água.

O GP1 foi até o local nesta quinta-feira (04) e na quadra 46 do residencial, uma placa feita com a parte traseira do gabinete de um computador, do lado direito da porta de uma residência, revela que chegamos na Rua da Conquista. Na parte detrás da casa, Camilly, de 17 e anos e Kaline, de 15, se revezam para buscar água em um galão de 25 litros e encher a manilha ora feita de tanque para lavar as roupas e objetos que puderam ser resgatados após a chuva que atingiu Teresina na última terça-feira (2).

A equipe da Defesa Civil esteve no local na última quarta-feira (4) e isolou as áreas devido ao risco de desabamento. No entanto, nem todos podem sair.

“Todo mundo tem pai, mãe e parentes, mas como vamos para casa de outras pessoas se lá já está cheio de gente?”, é o questionamento de Carlos Augusto, 40, pai de Camilly, Kaline, Kathleen e Keven. Sem condições de deixar o local com sua família, Preto Fúria, como é conhecido na cultura Hip-Hop, continuará no Residencial Dilma Rousseff e tenta amenizar os efeitos da chuva cercando a casa com terra na esperança de que ela consiga conter a própria natureza.

Sempre fazendo trabalhos informais e com a esposa, Raquel, debilitada ao ponto de não poder trabalhar, a família agora busca uma forma de angariar fundos para a conquista real: uma casa de alvenaria. Você pode doar para Raquel Araújo da Silva através do PIX: (86) 99928-9083.

“Nós morávamos de aluguel, mas não tínhamos como continuar pagando. Nós já morávamos aqui no Dilma Rousseff há quatro anos, mas viemos para esta casa há um mês e meio, que foi o período de levantarmos essa casa e fecharmos o teto”, disse Augusto ao GP1. O período chuvoso parece ter demorado mais que o convencional para chegar à cidade, mas não houve nenhuma possibilidade quando ele veio de fato. “Teve uma chuva que entrou pelo teto e molhou muito, mas o inverno ainda não havia chegado. Aí nessa primeira chuva que deu, a água veio com tanta força que encheu a casa toda”.

De acordo com os moradores, esse acúmulo de água se dá por dois fatores: a galeria que precisava ser feita no local, antes do calçamento recém-instalado, e um muro que represou a água no momento da chuva. Os moradores foram obrigados a quebrar o muro e neste momento a torrente veio e levou tudo o que estava à frente.

A Superintendência de Ações Administrativos Descentralizadas (SAAD Norte) esteve no local afetado na manhã desta quinta-feira (4) e realizou o levantamento das famílias atingidas para levar a situação até a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) para que elas fossem incluídas no programa nacional “Aluguel Solidário”, que consiste em uma assistência de R$ 300 às famílias que acolhem outros núcleos familiares que precisaram deixar seus locais. De acordo com a assessoria da Semcaspi, a demanda ainda não chegou até o órgão.

No dia 29 de novembro 2022, o prefeito Dr. Pessoa se reuniu com o Comitê Emergencial de Teresina, responsável por pensar políticas de prevenção a acidentes deste tipo. De acordo com o superintendente da Saad Norte, Welton Bandeira, “a zona norte possui 465 famílias em áreas perigosas, nas quais já fazem parte de nosso cadastro e acompanhamento. Também estamos fazendo a manutenção preventiva das bombas que drena águas das lagoas para o rio Poti e Parnaíba”, afirmou.

O Comitê Emergencial é composta pelas cinco Saads; além da Semcaspi, Defesa Civil, Strans, Semduh e Coordenadoria dos Direitos Humanos, em parceria com os bombeiros militares e civis.

Confira a nota da SAAD Norte

A Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Norte), informa que as famílias que residem na Rua da Conquista no Residencial Dilma Rousseff e foram atingidas pela forte chuva da última terça-feira (02), já receberam a visita da Gerência de Habitação do órgão e da Defesa Civil do município, um cadastro sócio-econômico foi realizado e as mesmas serão introduzidas no programa 'Aluguel Solidário ' da administração municipal teresinense. Cabe as famílias apontarem os novos endereços para que seja dado o início às realocações e respectivos acolhimentos. A medida é considerada emergencial visando o bem estar dessas pessoas.

O SAAD Norte ainda reforça que se coloca à disposição dos moradores através do seu canal de ouvidoria por meio do número de WhatsApp: (86) 99574-2730 ou mesmo na sede da superintendência, localizada na rua Rui Barbosa, 3079 - Matadouro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.