Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Francisco Canindé rebate JVC e diz que foi excluído da chapa do PSDB

“No fim do prazo, a executiva do PSDB lança lista de pré-candidatos com a retirada do meu nome”, disse.

O professor Francisco Canindé, ex-secretário de Finanças na administração do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, reagiu as declarações concedidas ao GP1, nessa segunda-feira (15), pelo ex-senador João Vicente Claudino, que está como pré-candidato ao Palácio da Cidade pelo PSDB. O ex-secretário alegou que foi excluído da chapa de pré-candidatos a vereador da sigla tucana, mesmo já tendo externado o desejo de concorrer ao cargo.

De acordo com Canindé, desta forma, ele se viu obrigado a procurar abrigo no Partido Democrático Trabalhista (PDT), que está na base do governador Rafael Fonteles (PT-PI), onde ele afirmou ter sido bem acolhido.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Francisco Canindé, secretário de finanças
Francisco Canindé, secretário de finanças

“No dia 20 de fevereiro ele [JVC] se lançou pré-candidato a prefeito apoiado por vereadores do PSDB que não votam nele. Dia 08 de março lanço minha pré-candidatura a vereador de Teresina e na proximidade do fim do prazo de filiações, a executiva municipal do PSDB lança uma lista de pré-candidatos com a retirada do meu nome, portanto sem me dar segurança que permitiria minha pré-candidatura. Diante da exclusão do meu nome, fui obrigado a mudar de partido, indo para o PDT que tão bem me acolheu”, argumentou o ex-secretário.

Francisco Canindé seguiu se posicionando contrário as ponderações de João Vicente Claudino e afirmou que, embora tenha deixado o PSDB, possui uma história construída dentro da sigla por quase duas décadas.

“É preciso que João Vicente respeite quem tem história no partido. Estive em todas as lutas que o PSDB enfrentou ao longo dos anos, principalmente ajudando nas gestões municipais. Na última delas, como secretário de Finanças de Firmino, ajudamos a superar a pandemia do Covid. Sei onde estava e como fiz pra ajudar Teresina. Tinha 17 anos de partido, fui por muitos anos das executivas estadual e municipal”, disse o ex-secretário de Finanças da Capital.

O professor ainda saiu em defesa do atual presidente do Diretório Regional do PSDB no Piauí, ex-deputado estadual Luciano Nunes, e destacou todas as etapas que o tucano enfrentou ao longo das últimas décadas no partido.

“Luciano foi deputado estadual por 4 mandatos, candidato a governador, ocupou três secretarias importantes nas gestões do Partido em Teresina, presidente em várias oportunidades e membro da executiva nacional. ⁠Não temos histórico de usar partidos políticos, se omitir ou fugir dos nossos compromissos”, finalizou Canindé.

Entenda o impasse

Em conversa com o GP1 nessa segunda-feira (15), o pré-candidato a prefeito de Teresina, o ex-senador João Vicente Claudino revelou que seu grupo pretende assumir o Diretório Estadual do Partido que, atualmente, é gerido pelo ex-deputado Luciano Nunes que, por sua vez, deixou a oposição para aderir ao deputado estadual do PT, Fábio Novo, que está como pré-candidato ao Palácio da Cidade.

JVC esclareceu que não tem o menor cabimento manter o partido sob o comando de alguém que não apoia os projetos proporcional e majoritário que estão sendo construídos pelo PSDB. Na avaliação do ex-senador seria mais honroso Luciano Nunes renunciar ao comando da legenda, já quem vem atrapalhando o projeto do partido para as eleições deste ano.

João Vicente citou como exemplo a situação do ex-secretário Francisco Canindé que, mesmo estando por anos em cargos de direção na sigla tucana, preferiu migrar para um partido adversário, no caso o PDT, ao invés de compor a chapa proporcional tucana.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.