Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DRACO deflagra operação e prende oito internos do CEM

Ação foi desencadeada na tarde desta quarta-feira (17) no Centro Educacional Masculino.

Divulgação/SSP-PI 1 / 7 Internos do CEM sendo conduzidos pelo DRACO Internos do CEM sendo conduzidos pelo DRACO
Divulgação/SSP-PI 2 / 7 Equipe do delegado Charles Pessoa no CEM Equipe do delegado Charles Pessoa no CEM
Divulgação/SSP-PI 3 / 7 Alvos de mandados de prisão Alvos de mandados de prisão
Divulgação/SSP-PI 4 / 7 Internos sendo conduzidos pelos policiais do DRACO Internos sendo conduzidos pelos policiais do DRACO
Divulgação/SSP-PI 5 / 7 Investigações do DRACO chegaram até internos do CEM Investigações do DRACO chegaram até internos do CEM
Divulgação/SSP-PI 6 / 7 Policiais do DRACO no CEM Policiais do DRACO no CEM
Divulgação/SSP-PI 7 / 7 Policiais do DRACO prendem internos do CEM Policiais do DRACO prendem internos do CEM

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou, na tarde desta quarta-feira (17), a Operação DRACO 108, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva em desfavor de 08 homens, todos maiores de idade, que estavam cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado no bairro Memorare, na zona norte de Teresina.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, os presos entraram no radar da investigação após levantamento de informações que apuravam a participação dos alvos com facções criminosas e, mesmo cumprindo medidas socioeducativas, integravam parte do núcleo de uma facção com atuação na Capital do Piauí. A operação foi deflagrada hoje, após solicitação da Secretaria de Segurança e da Secretaria de Assistência Social, visando apurar a atuação dos alvos no último motim registrado no CEM. Os presos nas diligências são apontados como responsáveis por causarem instabilidade na unidade socioeducativa.

“Houve um motim no Centro Educacional Masculino há alguns dias. Após esse motim, tanto o secretário, o delegado geral e a secretária de assistência social, Regina, determinaram que o DRACO iniciasse uma investigação no CEM. O objetivo era buscar informações sobre o envolvimento de membros de facções criminosas com essas ações e também com algumas ameaças a servidores que estavam causando instabilidade no centro educacional. Instauramos um inquérito policial aqui no DRACO, nesse contexto de combate às facções criminosas. Identificamos oito maiores de idade que ainda estavam cumprindo medidas socioeducativas no CEM. Esses oito tinham envolvimento direto com facções criminosas. Além do envolvimento com facções, eles estavam causando essa instabilidade no Centro Educacional. Hoje, realizamos uma operação conjunta da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil, por meio do DRACO, e da Secretaria de Assistência Social. Removemos esses oito maiores de idade, pois já tínhamos representado dentro desse inquérito policial por medidas de prisões preventivas que foram deferidas pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público”, detalhou o delegado.

Ainda segundo Charles Pessoa, mesmo se tratando de uma unidade socioeducativa, os internos são separados devido a questão das facções criminosas, porém, mesmo assim estavam promovendo instabilidade no local.

“Eles são divididos. Lá tem um procedimento interno do próprio centro educacional, que é mais uma demanda da SASC. E tem sim alguns menores de idade, inclusive alguns que já foram capturados aqui pelo Draco. O Draco já deflagrou várias operações com apreensão de menores de idade. Relacionado a essa operação, o foco são esses oito maiores de idade que integram essas facções criminosas e a instabilidade que identificamos que foi causada por esses internos que estavam dentro do CEM”, ressaltou o coordenador do DRACO.

Os presos estão sendo encaminhados para a sede do DRACO para prestar depoimento e devem ser levados para a Central de Flagrantes, para aguardar audiência de custódia e podem ir para o sistema prisional. Além disso, devem ser responsabilizados por crime de organização criminosa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.