Fechar
GP1

São José do Divino - Piauí

Adapi confirma três focos de peste suína clássica no Piauí

Como forma de prevenir a proliferação, a propriedade foi interditada, e os animais foram sacrificados.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) registrou três focos de peste suína clássica na cidade de São José do Divino, localizada no Norte do estado. Diante desse registro, uma equipe de fiscais se deslocou até a propriedade, a fim de adotar medidas estabelecidas no plano de contingência da doença.

Visando o controle do foco da doença, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) elabora um plano de vacinação para prevenir a peste suína no estado. Segundo o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, os animais encontrados na propriedade viviam soltos e apresentavam alguns sintomas característicos da doença.

Foto: Divulgação/SADARegistro de foco de peste suína clássica no Piauí
Registro de foco de peste suína clássica no Piauí

“O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), através do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, confirmou a ocorrência desses três focos de PSC no território piauiense. Estes focos ocorreram em criatórios de subsistência, com animais criados de forma extensiva. Entre alguns sintomas apresentados pelos animais estão a conjuntivite, febre e alta mortalidade”, detalhou Idílio Moura.

Por conta disso, a propriedade foi interditada, e os animais foram sacrificados. “Todos os animais das propriedades com o foco foram eliminados, totalizando 30 suínos, destruídos e enterrados em uma vala com profundidade adequada”, informou o gerente de Defesa Animal.

Além disso, as fiscalizações no entorno dessas propriedades também serão intensificadas, para monitoramento e acompanhamento de qualquer suspeita compatível com doenças hemorrágicas do suíno. Com o objetivo de diminuir os prejuízos causados pela doença no Piauí, o Governo do Estado também paga uma indenização aos criadores que tiveram seus animais mortos.

Sintomas

Aqueles criadouros de animais que apresentem grande mortalidade entre os suínos, febre, conjuntivite, diarreia e vômito nos animais, podem ser vistos como um possível indício de peste suína clássica. Nesses casos, a recomendação é que o fato seja comunicado à Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, para maior investigação.

Um aspecto que possa prevenir a propagação da doença é adquirir suínos de origem conhecida como Guia de Trânsito Animal (GTA), além de não adquirir animais em feiras que não são controladas pela Adapi.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.