Fechar
GP1

Piauí

Pré-vestibular da UFPI em Picos prepara alunos de escola pública para ingresso no ensino superior

Os professores que ministram as aulas são acadêmicos da própria instituição de ensino que desenvolvem um trabalho voluntário.

Com o slogan Preparando Campeões, o cursinho pré-vestibular da Univesidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, chega ao seu novo ano consecutivo com boas perspectivas de contribuir para que dezenas de alunos oriundos da escola pública ingressem no ensino superior.

Imagem: José Maria Barros/GP1Alunos assistenm atendos as aulas preparatórias(Imagem:José Maria Barros/GP1)Alunos assistenm atendos as aulas preparatórias

Segundo a acadêmica do 5º período de Pedagogia da UFPI Carla Daiane de Sousa Padilha, que é uma das coordenadores do cursinho denominado de pré-universitário “Fontes Ibiapina”, este ano são duas turmas que atendem cerca de 140 alunos, sendo 80 no período da tarde e 60 à noite. As aulas são ministradas na própria instituição de ensino em salas amplas e climatizadas cedidas pela direção.

“O primeiro relato que temos desse cursinho pré-vestibular data do ano de 2002. Só que fomos nos aprimorando e em 2007 já tivemos um efetivo de professores já considerável. Aprimoramos ainda mais e ano passado foram inscritos 500 candidatos e disponibilizadas 100 vagas”, lembrou Carla Daiane, ressaltando que o índice de aprovação dos alunos nos concursos vestibulares é considerado alto.

Imagem: José Maria Barros/GP1Coordenadora Carla Daiane destaca importância do cursinho(Imagem:José Maria Barros/GP1)Coordenadora Carla Daiane destaca importância do cursinho

Este ano foram inscritos 700 candidatos e ofertadas 120 vagas, que depois foram ampliadas para 140 após uma segunda chamada, informa a coordenadora Carla Daiane, acrescentando que o cursinho pré-vestibular é destinado aos alunos que tenham concluído o ensino médio em escola pública ou que estejam terminando o terceiro ano agora em 2011.

Carla Daiane enfatiza ainda que no cursinho pré-vestibular da UFPI são ministradas todas as disciplinas que são cobradas nos vestibulares e o aproveitamento tem sido muito bom. “Ao todo são 22 professores, sendo três de Física, três de Matemática, três de Biologia, por exemplo. Para cada área tem um professor e todos eles são do Campus de Picos da Univesidade Federal do Piauí”, lembra.

Imagem: José Maria Barros/GP1Cursinho atende alunos da rede pública(Imagem:José Maria Barros/GP1)Cursinho atende alunos da rede pública

A coordenação do cursinho pré-vestibular dar preferência para os acadêmicos que já estão cursando a partir do 5º período, mas existem professores que já estão se formando este ano e mesmo assim continuam dividindo seu tempo entre a preparação da monografia e as aulas preparatórias para os vestibulandos. É um trabalho voluntário, embora existam as bolsas de incentivo, mas que não atendem a todos.

Aproveitamento

Para se ter uma idéia do índice de aproveitamento do cursinho pré-universitário “Fontes Ibiapina”, em Picos, Carla Daiane lembra que no ano passado, além do elevado número de aprovações nos vestibulares, teve uma aluna que conseguiu a segunda colocação para o curso de Nutrição na própria Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Imagem: José Maria Barros/GP1Jovens se preparam para vestibular no cursinho da UFPI(Imagem:José Maria Barros/GP1)Jovens se preparam para vestibular no cursinho da UFPI

“Temos um nível de aprovação elevado e este ano estamos com boas perspectivas, mesmo tendo mudado o sistema. Agora com o Enem nossa expectativa é de alcançarmos no mínimo os mesmos resultados do ano passado”, previu Carla Daiane, comentando que dar trabalho, mas é interessante, pois no seu caso como está atuando como coordenadora é um dos fatores que o seu curso de Pedagogia ajuda.

Para cumprir com sua missão ela diz que tem o apoio dos professores e quando surge alguma dúvida vai até seus mestres e eles dão idéias para serem aplicadas no cursinho. “Contamos com a participação do professor José Lins, que é o coordenador titular, que traz sugestões pra gente e tentamos aplicar da melhor maneira possível junto aos alunos”, destaca Carla Daiane, lembrando que o vice-coordenador é o professor Francisco, coordenador do curso de História da UFPI, em Picos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Professor ministra as aulas de forma voluntária(Imagem:José Maria Barros/GP1)Professor ministra as aulas de forma voluntária

Para finalizar, Carla Daiane ressalta que há um interesse muito grande dos acadêmicos da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos, em participarem do cursinho pré-universitário “Fontes Ibiapina”. Porém, a seleção é feita de maneira criteriosa, sendo convidados aqueles que mais se destacam em sala de aula, que têm alguma afinidade com a disciplina que irão ministrar, disponibilidade e compromisso para abraçar o projeto até o fim.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.