Fechar
GP1

Piauí

Artesanato piauiense figura entre os melhores do país

Oito unidades produtivas do Estado foram premiadas pelo Sebrae

Imagem: Carlos Augusto LimaClique para ampliarDiretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, diz que artesanato piauiense tem qualidade elevada e alto valor agregado(Imagem: Carlos Augusto Lima)Diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, diz que artesanato piauiense tem qualidade elevada e alto valor agregado
Amanhã (03), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza a solenidade de entrega dos certificados das entidades do Estado selecionadas na terceira edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. O evento terá início às 17h00, na sede da instituição em Teresina.

As oito unidades produtivas piauienses vencedoras do TOP 100 foram: Ateliê de Prata de Pedro II, Associação de Artesãos de Castelo do Piauí, Associação dos Tecelões do Dirceu Arcoverde – Sol a Fio, Cooperativa das Bordadeiras Lili Escórcio, Cooperativa de Artesãos do Poti Velho, Cooperativa dos Artesãos de Campo Maior, Cerâmica Serra da Capivara e Opalas Pedro II.

“Esse é um resultado que merece ser comemorado, pois nos dá a certeza que as inúmeras ações que realizamos junto aos artesãos do Estado estão dando retorno. O nosso investimento no setor não está sendo em vão. Além disso, ter oito unidades produtivas figurando entre as 100 melhores do país mostra que o artesanato piauiense tem qualidade elevada e alto valor agregado”, comenta o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Segundo a presidente da Cooperativa de Artesãos do Poti Velho, Cooperart Poti, Raimunda Teixeira, a satisfação em ser selecionada em mais uma edição do TOP 100 é enorme. “Ficamos muito felizes com o resultado, que é um reconhecimento ao nosso esforço e ao nosso trabalho. Estamos entre as cem melhores empresas artesanais do mercado brasileiro, o que nos dá uma responsabilidade imensa em sempre procurar fazer mais e melhor”, declara Raimundinha, como é mais conhecida a artesã.

Ainda de acordo com Raimundinha, apesar de a Cooperart Poti ser uma entidade relativamente nova, criada há quatro anos, ela já compete de igual para igual com empresas que estão há décadas no mercado. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo. É a provação de que estamos trabalhando de maneira correta”, acrescenta.

O TOP 100

Imagem: Carlos Augusto LimaClique para ampliarRaimunda Teixeira, presidente da Cooperart Poti, diz que prêmio é um reconhecimento ao esforço e trabalho dos artesãos(Imagem:Carlos Augusto Lima)Raimunda Teixeira, presidente da Cooperart Poti, diz que prêmio é um reconhecimento ao esforço e trabalho dos artesãos
O objetivo do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, considerado o maior prêmio do artesanato brasileiro, é identificar as melhores práticas do setor no país, sendo uma ferramenta importante para a valorização e abertura de novos mercados para a produção.

Concorreram nesta edição da premiação, Empreendedores Individuais, grupos de produção artesanal, como associações e cooperativas; e empresas de micro e pequeno portes. Foram várias as etapas de avaliação dos concorrentes. O júri foi formado por especialistas em Design, Comércio Justo, Artesanato, além de representantes da imprensa e do Ministério da Cultura.

A avaliação do TOP 100 levou em consideração a qualidade estética, o valor cultural, produção e comercialização do artesanato. Outros critérios foram adequação ambiental e econômica, qualidade e responsabilidade social, grau de inovação dos produtos, embalagem e gestão estratégica.

Mais de 1,8 mil unidades produtivas de artesanato inscreveram-se nessa terceira edição do TOP 100. Realizado pela primeira vez em 2006, o prêmio acontece a cada três anos. Uma das novidades da edição de 2012 foi a abertura para a inscrição de artesãos que regularizaram suas atividades como Empreendedor Individual, EI. Atualmente a Carteira de Artesanato do Sebrae conta com 63 projetos que atendem a mais de 4,1 mil micro e pequenas empresas e 9,7 mil artesãos.

Os 100 vencedores poderão usar o selo do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 3ª edição até dezembro de 2014, além de terem seus produtos figurando em um catálogo que será distribuído para compradores nacionais e internacionais. A ideia é dar mais visibilidade aos produtos artesanais brasileiros, contribuindo para a abertura de novos mercados.

Os trabalhos das unidades produtivas serão apresentados ainda em eventos do setor em todo o país, a exemplo da 23ª Feira Nacional de Artesanato, Mãos de Minas, que acontecerá em novembro, em Belo Horizonte.

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO NACIONAL

Na terça-feira (04), os representantes das entidades reconhecidas no TOP 100 estarão no Rio de Janeiro para participarem da solenidade de premiação nacional. O evento acontecerá na Marina da Glória, com as presenças do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, e dos diretores técnico e de administração e finanças da instituição, Carlos Alberto dos Santos e José Claudio dos Santos, respectivamente.

No Rio de Janeiro, os artesãos participarão ainda de Encontro de Negócios, nos dias 05 e 06 de setembro, com a presença de 80 compradores de diversos locais do país. O encontro também acontecerá na Marina da Glória.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.