Fechar
GP1

Piauí

Workshop destaca perfil empreendedor do advogado piauiense

O workshop faz parte de uma nova vertente que a OAB-PI está assumindo, que é o incentivo à fixação do advogado no mercado e à regularização dos escritórios de advocacia.

Aconteceu no sábado (23), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), o workshop “Os Desafios do Advogado Empreendedor”, promovido pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI). O evento reuniu profissionais renomados do Piauí, que falaram sobre suas experiências na gestão de escritórios de advocacia para um público formado por advogados e estudantes do Direito.

O workshop faz parte de uma nova vertente que a OAB-PI está assumindo, que é o incentivo à fixação do advogado no mercado e à regularização dos escritórios de advocacia, transformando-os em empresas.

Imagem: ReproduçãoWorkshop na OAB(Imagem:Reprodução)Workshop na OAB

De acordo com o presidente da OAB-PI, William Guimarães, a ideia é preparar o advogado piauiense para o novo milênio da advocacia, onde o mercado é cada vez mais competitivo. “Antes existia uma fronteira entre os advogados. Atualmente, um advogado de outro Estado pode atuar no Piauí, assim como os piauienses podem atuar fora daqui. Essa nova realidade exige profissionais competitivos, com uma visão empreendedora”, afirma o presidente ao destacar que os escritórios de advocacia devem ser gerenciados de maneira estratégica, de acordo com os nichos de mercado.

O Diretor da ESA-PI, Eduardo Diniz, ressalta que a competitividade do mercado é positiva tanto para a sociedade, quanto para os advogados. “Só se sobressai no mercado os profissionais bem preparados, quem tem domínio da área jurídica, mas que também são bons gestores do seu escritório. Quem sai ganhando é a sociedade, que pode contar com bons serviços”.
Os palestrantes do evento destacaram a necessidade de adaptação ao mercado, sobretudo, no que diz respeito aos avanços da tecnologia. O advogado e professor Marcelo Leonardo de Melo, que abriu o debate, mostrou como um escritório de advocacia deve informatizar os processos e oferecer uma boa estrutura aos clientes. “O mercado é cada vez mais exigente e para atender a contento os clientes, os advogados devem buscar novas ferramentas”, frisa.

Também participaram como palestrantes do evento, o advogado Jurandir Porto, que traçou a sua carreira profissional e o advogado Antônio Cláudio Silva, que ministrou um painel temático sobre a gestão profissional dos escritórios de advocacia, mostrando os erros mais comuns cometidos no dia-a-dia.

Para os participantes do evento, o workshop preencheu uma lacuna existente na formação profissional. Isso porque o curso de Direito não oferece disciplinas que trabalhem a gestão da profissão. “O advogado é um profissional liberal, mas ele sai da faculdade sem saber gerenciar a sua profissão”, afirmou a advogada Anna Vitória Alcântara Feijó. Para ela, o evento trouxe dicas para fomentar a profissão do advogado no mercado.

O workshop também contou com a participação de profissionais do interior do Estado. O advogado Raimundo Neiva, do município de Floriano, enalteceu a iniciativa da OAB-PI. “Através de eventos como esse o advogado pode se qualificar além da área jurídica. Atualmente temos um número muito grande de escritórios não registrados, sobretudo, no interior do Estado. Isso acontece porque muitos advogados não sabem como gerenciar uma empresa”, finaliza.

O Objetivo do Workshop foi lançar o curso “Gestão estratégica dos Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos”. As inscrições já podem ser realizadas através dos telefones 2107-5823 9993-2042 9907-0925 ou através do e-mail [email protected]

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.