Fechar
GP1

Piauí

Poder das artes chega ao universo acadêmico

Demanda de mercado influencia na criação de cursos profissionalizantes em Teresina.

Algumas profissões estão ganhando novo fôlego no mercado de trabalho e com uma interessante oferta de vagas. As costureiras estão entre elas. Ofício que antes era passado de mãe para filha, hoje oferece poucos profissionais para atender a demanda do mercado.

Os profissionais de costura que têm agilidade em técnicas específicas são sempre muito requisitados por indústrias, fábricas ou ateliês, além disso, o profissional que se dedica a este segmento pode ainda atuar como autônomo ou ter demanda certa de lojas que necessitam do serviço para ajustes em peças. Segundo a supervisora dos cursos de moda da unidade do Senac no Parque Piauí, Francilucia de Sousa, o setor de confecção no Piauí está carente de profissionais qualificados que desenvolvam a parte prática da produção de vestuário, “um empreendimento que tem crescido bastante no estado são os ateliês e têm encontrado muita dificuldade para contratar profissionais capacitados que saibam trabalhar com a costura sob medida ou que tenham domínio de técnicas específicas ”, comentou.

  • Foto: DivulgaçãoGrupo de TeatroGrupo de Teatro

De acordo com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções) o mercado da moda é o segundo maior gerador de empregos no Brasil. Estima-se que esse mercado pode gerar até 300 mil novos empregos até 2025, incluindo diversas oportunidades para profissionais deste segmento, como modelista, vitrinista, costureiro, desenhista, consultor de imagem e estilo, entre outros.

Para a jornalista e digital influencer Raquel Dias, é imprescindível que as pessoas busquem se capacitar e ter um bom currículo para atuar em qualquer uma das áreas da moda. “Hoje em dia há uma exigência muito grande do público, cada vez mais exigente, que o mercado de trabalho absorva os profissionais que trabalham com moda. Quando o consumidor toca em uma peça que não tem um bom acabamento ou que não está bem modelada, provavelmente ele não irá comprar esta roupa, ele não efetuará a compra”, afirma Raquel que também é pós- graduada em Negócios e Stylist de Moda.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em capacitação profissional e conquistar um currículo diferenciado pode contar pontos valiosos na disputa por uma vaga de emprego. Diante deste cenário, e tendo em vista que no Piauí a moda é um segmento em ascensão, o Senac destaca-se ofertando cursos de capacitação e qualificação alinhados ao perfil do profissional e do consumidor que o mercado requer.

Em nível nacional, a demanda por profissionais das artes cênicas tem apresentado um movimento crescente proveniente do aumento dos incentivos públicos junto aos setores da cultura e do entretenimento. A dança é uma das três principais artes cênicas, ao lado do teatro e da música.

Atuando há mais de 10 anos nesta área, a artista e produtora cultural, Layane Holanda (foto) afirma quea dança é um segmento em expansão não apenas culturalmente, mas como atividade profissional que tem gerado impacto na economia do Piauí, pois é exercida por múltiplos profissionais, desde educadores físicos que exercem a atividade em academias, pessoas que trabalham com eventos, professores que atuam em escolas públicas e privadas. Em Teresina existe vários profissionais que vivem de dança, seja atuando ou como produtores culturais”, enfatiza a artista.

Ainda de acordo com Layane, o Piauí tem uma grande tradição em dança e nos últimos 10 anos há uma cena muito forte da dança contemporânea no estado, de grupos independentes ou coletivos. A dança contemporânea surge a fim de romper com os movimentos tradicionais, previsíveis e rígidos da dança clássica, tendo como essência a liberdade de expressão.

Acompanhando sempre as tendências dos diversos segmentos profissionais o Senac disponibiliza o curso de Dança Contemporânea para propiciar a prática da dança de forma organizada, utilizando as técnicas e cuidados relativos ao aprendizado dessa arte, seja para uma atividade extracurricular, hobbie ou para aperfeiçoar profissionais da dança.

Assim como a dança, o teatro também vivencia este cenário de crescimento profissional. Rogério Nascimento, docente do curso de teatro do Senac, ressalta que a oferta desses cursos em Teresina aumentou bastante nos últimos anos e que é importante ter em mente as diversas possibilidades da atuação teatral, “ao fazer um curso de teatro a pessoa não vai necessariamente ser ator, além de adquirir mais conhecimentos sobre o fazer teatral, ela também pode despertar para outras áreas do teatro como técnico, sonoplasta, iluminador, figurinista e assim se descobrir como profissional do teatro”, enfatiza Rogério.

Para as pessoas que estão em busca de desenvolver habilidades teatrais como interpretar, representar ou que desejam aprender técnicas de expressão corporal e melhorar o desempenho de sua performance, o ideal é dar os primeiros passos com o curso de Iniciação ao Teatro para desenvolver habilidades como concentração, coordenação, autoconfiança, segurança e agilidade, além de noções básicas da técnica física e vocal do ator, análise de personagens e desenvolvimento da percepção espacial, temporal, rítmica e sonora.

Serviço:

A unidade do Senac no Parque Piauí oferece qualificação na área de moda, dança contemporânea, teatro, canto coral e conta com um laboratório de artes amplo e equipado, que recebeu o nome de Helly Batista, em homenagem ao coreógrafo piauiense.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.