Fechar
GP1

Piauí

Filha de Arimatéia Azevedo faz desabafo: "temo pela vida do meu pai"

O jornalista e proprietário do Portal AZ, de 70 anos, é cardiopata, diabético e tem um aneurisma.

O GP1 conversou, na noite desta quinta-feira (15), com Haidyne Azevedo, filha do jornalista e proprietário do Portal AZ, Arimatéia Azevedo, de 70 anos, que está preso na Penitenciária Irmão Guido desde o dia 18 de agosto por crime de extorsão. Haidyne desabafou que "teme pela vida do pai" todos os dias, já que seu quadro de saúde tem se agravado por conta da falta de atendimento médico necessário dentro do presídio.

A filha contou que o pai é cardiopata, diabético e tem um aneurisma, o que faz com que a vida dele seja uma “roleta-russa” dentro da penitenciária. “A nossa grande preocupação é que ele não tenha chance de receber um tratamento de urgência caso seja preciso. Nos últimos meses a saúde dele está cada vez mais frágil. Temo pela vida do meu pai. O nosso apelo é pelo direito à vida, pelo simples acesso à justiça. Com seus quase 70 anos, cardiopata, hipertenso, diabético, com um aneurisma e ligamento do ombro rompido, é uma roleta russa”, contou Haidyne.

Foto: Reprodução/FacebookArimatéia Azevedo
Arimatéia Azevedo

Haidyne também ressaltou que uma perícia médica comprovou que a unidade prisional não tem as mínimas condições de oferecer o devido tratamento a Arimatéia. “Tanto a perícia médica quanto o Ministério público afirmaram que o sistema penitenciário não tem condições de oferecer o devido tratamento. Tem somente um atendimento uma vez por semana, para todos os internos”, declarou a filha.

Prisão domiciliar negada

Arimatéia Azevedo requereu a prisão domiciliar alegando os problemas de saúde. Foi realizada perícia médica que concluiu que o apenado "possui doença coronariana, doença vascular periférica, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Possui, também, aneurisma fusiforme de aorta infrarrenal".

O Ministério Público emitiu no dia 31 de agosto parecer favorável à concessão da prisão domiciliar, com base no laudo pericial. Contudo, o juiz José Vidal de Freitas Filho indeferiu o pedido no dia 01 de setembro.

A prisão

O jornalista Arimatéia Azevedo foi preso pela Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Capturas – DECAP – sob determinação do juiz Luiz de Moura Correia, da 1ª Vara Criminal de Teresina, por volta de 8h da manhã do dia 18 de agosto em sua residência localizada no bairro Todos os Santos, zona sudeste de Teresina.

Desta vez, a prisão do proprietário do Portal AZ ocorreu em atendimento à sentença condenatória por crime de extorsão em que também é réu o advogado Rony Samuel Negreiro Nunes contra um empresário do ramo de distribuição de medicamentos.

O jornalista foi condenado, no dia 11 de agosto, a 8 anos e 4 meses de reclusão e pagamento de 18 dias-multa, no valor de 1/30 do salário-mínimo, pelo crime de extorsão contra o empresário Thiago Duarte. Na mesma sentença, o advogado Rony Samuel Negreiros Nunes também foi condenado, mas a uma pena de 07 anos e 04 meses de reclusão e pagamento de 14 dias-multa no valor de 1/30 do salário-mínimo.

Ao jornalista Arimatéia Azevedo foi negado o direito de recorrer da sentença em liberdade, tendo sido ainda revogada a prisão domiciliar. Já ao advogado foi concedido o benefício de recorrer em liberdade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.